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Japão considera adquirir alguns C-17A Globemaster III dos EUA

14 de abril de 2025

A C-17 Globemaster III takes off during Phase 1 tests at Fort Hunter Liggett, Calif. Tests are being conducted to determine the C-17's ability to bring a large force into a wet or dry dirt airfield without making runway condition corrections. Phase 2 is scheduled to begin Dec. 4 at Edwards Air Force Base, Calif. (U.S. Air Force photo/Bobbi Zapka)

Japão considera adquirir alguns C-17A Globemaster III dos EUA (Foto: USAF/Bobbi Zapka).
Japão considera adquirir alguns C-17A Globemaster III dos EUA (Foto: USAF/Bobbi Zapka).

Japão considera adquirir alguns C-17A Globemaster III dos EUA. O Japão tem demonstrado interesse em adquirir uma nova aeronave de transporte militar de grande porte para ampliar a capacidade tática logística das suas Forças de Autodefesa. Segundo as informações não oficiais, o Boeing C-17A Globemaster III estaria na mira das autoridades japonesas.

De acordo com a agência de notícias Kyodo News, o assunto foi uma das pautas da recente reunião entre o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba e o presidente dos EUA Donald Trump, realizada no mês de fevereiro em Washington, D.C. A proposta teria sido bem recebida pelas autoridades dos EUA, afirmou a KN.

O Japão considera adquirir alguns C-17A usados dos EUA (Foto: USAF/Staff Sgt. Joseph Pick)
O Japão considera adquirir alguns C-17A usados dos EUA (Foto: USAF/Staff Sgt. Joseph Pick)

Desde quando era ministro da Defesa no Japão, Ishiba vem demonstrando seu interesse em ter os quadrimotores Globemaster III voando para as Forças de Defesa do seu país. O plano seria adquirir alguns C-17A usados da USAF, uma vez que a Boeing encerrou a produção deste modelo em 2015.

Conforme relatado pela Nippon Television Network (NTV), a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) enfrenta grandes desafios operacionais com seus seis envelhecidos C-130R Hércules. Utilizados principalmente para abastecer bases em ilhas remotas como Iwo Jima e Minamitorishima, esses C-130R sofrem com a baixa disponibilidade operacional devido a problemas de manutenção.

A JMSDF opera seis C-130R adquiridos usados dos EUA em 2011 e que estão apresentando baixa disponibilidade operacional (Foto: John Bezosky Jr).
A JMSDF opera seis C-130R adquiridos usados dos EUA em 2011 e que estão apresentando baixa disponibilidade operacional (Foto: John Bezosky Jr).

Houve períodos em que todos os seis C-130R da JMSDF estavam fora de serviço por manutenção, relatou a NTV. Para cumprir seus compromissos, a JMSDF precisou contar com o apoio das aeronaves de transporte da Força Aérea de Autodefesa (JASDF).

Os Lockheed Martin C-130R foram adquiridos em 2011 do excedente do Exército dos EUA para substituir a antiga frota de YS-11. Em 2022 a JMSDF firmou um contrato de cinco anos com uma empresa privada para uma revisão estrutural completa dos C-130R, porém problemas de corrosão, rachaduras e degradação do equipamento levantaram preocupações sobre a viabilidade dos reparos.

Um C-130R Hércules da Marinha Japonesa (Foto: JMSDF).
Um C-130R Hércules da Marinha Japonesa (Foto: JMSDF).

Os C-17A poderiam substituir os envelhecidos C-130R, porém preocupações têm sido levantadas sobre a necessidade de infraestrutura e pistas longas para as operações desses grandes aviões. Outro potencial desafio seria com a manutenção, algo semelhante ao enfrentado com os Hércules, uma vez que a produção do Globemaster III foi encerrada há quase uma década.

No início deste ano, a USAF e as Forças de Auto Defesa do Japão realizaram um teste de carregamento de militares e carga em um C-17A Globemaster III na Base Aérea Naval de Atsugi, no sul do Japão. O teste também envolveu o carregamento bem sucedido de um helicóptero CH-47 Chinook do JGSDF.

Helicóptero CH-47JA Chinook do Exército Japonês (JGSDF) antes de ser carregado no C-17 Globemaster III da USAF na Base Aérea Naval de Atsugi em 4 de fevereiro de 2025 (Foto: USAF/Yasuo Osakabe).
Helicóptero CH-47JA Chinook do Exército Japonês (JGSDF) antes de ser carregado no C-17 Globemaster III da USAF na Base Aérea Naval de Atsugi em 4 de fevereiro de 2025 (Foto: USAF/Yasuo Osakabe).

A Boeing construiu um total de 279 C-17A Globemaster III entre 1991 e 2015, sendo a grande maioria destinada para a USAF (222 aeronaves) e 57 exportados para o Reino Unido (08), Austrália (08), Canadá (05), OTAN (03), Índia (11), Catar (08), Emirados Árabes Unidos (08), Kuwait (02) e outros operadores (04). Com enorme capacidade de carga, os C-17 são equipado com com quatro motores turbofan Pratt & Whitney, podem voar em altitude de cruzeiro de 28.000 pés a uma velocidade de 450 nós (833 km/h).

Alguns fatos rápidos sobre o C-17

  • Distância mínima de decolagem: 2.359 metros;
  • Distância mínima para pouso: 914 metros;
  • Capacidade de carga útil: 74.797 kg;
  • Capacidade para transportar até 102 militares equipados;
  • Raio de ação: 6.230 milhas náuticas (traslado);
  • Capacidade de transportar veículos em duas fileiras lado a lado, incluindo tanques como o M-1 do Exército Americano;
  • Capacidade de lançamento aéreo de carga única de 27.216 kg, ou múltiplas sequenciais no total de 49.895 kg;

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