A construção das novas instalações para apoiar a unidade que irá operar os 12 novos Embraer/Sierra Nevada A-29B Super Tucano da Força Aérea da Nigéria (NAF) na Base Aérea de Kainji, na Nigéria, teve seu “start”, após a diretoria da Air Force Security Assistance and Cooperation (AFSAC) do Foreign Military Sales (FSM) conceder um contrato de US$ 36,1 milhões ao Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, Distrito da Europa (United States Army Corps of Engineers, Europe District).
A informação foi oficializada dia 28 de agosto pelo US Air Force Life Cycle Management Centre, que disse que as instalações da NAF para os A-29, incluirão: construção de um novo pátio de carga; paiol de munição; perímetro de segurança; área de montagem de munições; um prédio para abrigar a unidade anexo a linha de voo; prédio anexo a sede para abrigar o simulador; um hangar, nova iluminação de aeródromo e várias melhorias no pátio estacionamento. As obras devem iniciar em breve e serão finalizadas até 2024. É o primeiro projeto de grande porte feito pela AFSAC na África Subsaariana.
A Base Aérea de Kainji está localizada no estado ocidental do Níger, no extremo sul do Lago Kainji, e atualmente, é a casa do Grupo de Treinamento de Combate Aéreo 407 (ATCG 407) da Força Aérea da Nigéria equipado com os Alpha Jets. Em 28 de novembro de 2018, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$329 milhões com a Embrer/Sierra Nevada Corporation para fabricar os 12 Super Tucanos da Força Aérea Nigeriana. Uma nova unidade deve ser criada para receber os A-29 na NAF.
O primeiro Super Tucano nigeriano voou em abril deste ano, com entregas a partir de 2021. A Base Aérea de Moody, na Geórgia, está se preparando para treinar pilotos e pessoal de manutenção da Força Aérea Nigeriana no Super Tucano.
@CAS