Embraer e sul-africana Denel assinam acordo de cooperação para o KC-390 Millennium. A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, e a Denel, empresa sul-africana líder no setor aeroespacial e de defesa, assinaram oficialmente um Memorando de Entendimento (MoU) durante a LAAD Defence and Security 2025, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que ocorre até sexta-feira (04) no Rio de Janeiro (RJ).
O acordo, assinado por Chris Boshoff, CEO e Executivo do Grupo Denel, e Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, descreve a estrutura para uma potencial colaboração no KC-390 Millennium, com foco na fabricação de aeroestruturas, manutenção, reparo e atividades de revisão.
“Estamos entusiasmados para fortalecer nosso relacionamento com a Denel, uma líder aeroespacial na África do Sul, na medida em que o país procura substituir seus aviões militares. Nosso intuito é fornecer à África do Sul a aeronave mais avançada em sua categoria, ao mesmo tempo em que cooperamos com a indústria sul-africana”, disse Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança.
Chris Boshoff, CEO Aerospace da Denel, expressou seu entusiasmo pela parceria com uma empresa mundialmente reconhecida por sua qualidade e competência, como a Embraer. “Nosso relacionamento de longa data se estende por várias décadas, e essa colaboração fortalecerá ainda mais nossa parceria. A Denel está bem equipada e é um parceiro industrial reconhecido para realizar as tarefas necessárias previstas nesta colaboração, melhorando significativamente as capacidades de transporte aéreo estratégico no continente africano.”
O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar de última geração adequada para operações na África do Sul. Sua versatilidade, facilidade de reconfiguração e sua capacidade de operar a partir de pistas de pouso não pavimentadas o tornam uma aeronave ideal e eficiente para as forças armadas do continente africano.
O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo ajuda humanitária, transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo como avião-tanque e receptor, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações especiais, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave foi adquirida por nove países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Também foi oficialmente selecionado pela Suécia e Eslováquia para modernizar suas forças aéreas.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional em sua categoria.
Sobre a Denel
A Denel é uma empresa estatal sul-africana que fornece soluções inovadoras de defesa, segurança, aeroespacial e tecnologia e parceira estratégica da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF).
A empresa estatal, embora com orientação comercial, também fornece produtos e soluções para clientes em mercados globais. Os recursos do grupo incluem defesa, aeroespacial, segurança e manufatura avançada. As capacidades de defesa da Denel remontam a mais de 70 anos, quando suas primeiras fábricas foram estabelecidas.
A Denel oferece uma ampla gama de serviços e soluções inovadoras que aumentam o valor de seus produtos. As soluções são projetadas para atender aos requisitos mais exigentes dos usuários e fornecerem suporte completo ao ciclo de vida. Os produtos e recursos da Denel incluem torres de combate, sistemas de artilharia e veículos, mísseis, manutenção, reparo e revisão de aeronaves (MRO), atualizações de aviônicos, testes de sistemas de defesa aérea e integração de sistemas complexos.
Fonte Embraer
@FFO