LAAD 2025: Brasil negocia venda do Embraer C-390 para a Polônia, Finlândia e Turquia. O ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, confirmou que o País negocia a possível venda do Embraer C-390 Millennium para a Polônia, Finlândia e Turquia. A informação foi divulgada durante a LAAD 2025, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada até sexta-feira (04) no Rio de Janeiro (RJ).
Falando para a agência Reuters, o ministro disse estar otimista com o andamento das negociações com esses três países envolvendo a venda do avião de transporte multifunção Embraer C-390. Monteiro ainda disse que os trabalhos de comercialização da aeronave são permanentes.
A declaração do ministro da Defesa do Brasil ocorreu poucas horas após a Embraer confirmar a venda de quatro aeronaves C-390 Millennium para a Força Aérea da Suécia, em um anúncio também realizado durante a LAAD Defence & Security 2025.
O C-390 Millennium é considerado um verdadeiro divisor de águas por seus operadores, redefinindo os conceitos de versatilidade, confiabilidade, eficiência e custo operacional. A aeronave foi adquirida por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado. Ele também foi oficialmente selecionado pela Suécia e pela Eslováquia para modernizar suas forças aéreas. O C-390 representa a próxima geração de transporte aéreo militar com capacidade multimissão e interoperabilidade com propósito.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.
@FFO