• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB realiza o primeiro suprimento aéreo da nova Estação Antártida Brasileira

31 de agosto de 2020
Tripulação do Gordo 71 no solo de Ushuaia, Argentina (Foto: FAB – 1º/1º GT).

Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a primeira operação de Transporte Aéreo Logístico para a nova Estação na Antártica Comandante Ferraz (EACF), localizada na Ilha Rei George, Baía do Almirantado.

Foi escalado para a missão o Lockheed C-130M Hércules (FAB 2471), do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – “Esquadrão Gordo”, sediado na ALA 11 – Base Aérea do Galeão/RJ. Diferentemente do padrão das operações anteriores, a FAB usou o Aeroporto de Ushuaia, na Argentina, como ponto de apoio dos voos para o continente gelado. Normalmente os C-130 brasileiros partem do Aeroporto de Punta Arenas, no Chile.

Rota de retorno do BRS62 (FAB 2471) entre Ushaia e Pelotas/RS.

Aproximadamente duas toneladas de alimentos, medicamentos, materiais diversos, equipamentos e peças para a manutenção da estação, foram enviados para os integrantes da EACF, que há cinco meses não recebiam apoio logístico, por conta dos protocolos de biossegurança impostos pelo COVID-19. Cabe ressaltar que antes do embarque do material no Galeão, uma equipe da Marinha do Brasil realizou a desinfecção dos pallets, com o objetivo de evitar que o coronavírus chegue ao Continente Antártico.

Militar da Marinha realiza desinfecção dos pallets, antes do carregamento do FAB 2471 (Foto: MArinha do Brasil).

O Esquadrão Gordo, responsável pela Missão de Ressuprimento Aéreo, utilizou o método CDS (Container Delivery System), com o lançamento aéreo dos pacotes. Durante o período de inverno Antártico, as águas da Baía do Almirantado congelam, e este é a única forma de ressuprir a Estação Brasileira.

Segundo o Comandante do “Gordo 71”, Major Aviador André Nicolazzi da Rocha, apesar das intempéries da região, a missão foi cumprida conforme o previsto.

“Realizamos o lançamento da carga em nove passagens com precisão, e todo o material foi devidamente entregue na Estação”, explicou o oficial.

Carga preparada para o lançamento, com os paraquedas sobre os conteneires (Foto: FAB – 1º/1ª GT).

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Desde 1983 a FAB presta apoio aéreo para o Programa Antártico Brasileiro, contribuindo para viabilizar a presença do Brasil nesta Região, cujas características geográficas e oclimáticas dificultam o acesso ao continente.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login