Airbus C295MPA da Irlanda intercepta navio russo suspeito próximo de cabos submarinos. Um Airbus C295MPA de patrulha marítima do Corpo Aéreo da Irlanda localizou um navio russo em atitude suspeita no Mar Báltico, ancorado próximo de cabos de comunicação submarinos na costa do país.
Há um histórico de ações de sabotagens envolvendo navios da “frota fantasma” russa no Mar Báltico, onde eles lançam as suas âncoras para danificar os cabos submarinos de comunicação e internet.
O fato recente ocorreu no último dia 20 de março, na sequência de outro incidente similar ocorrido na costa nordeste da Irlanda no início deste ano, envolvendo justamente o mesmo navio russo. Esta embarcação estava sendo investigada por estar ligada à frota “fantasma” e participar de ações suspeitas no Mar Báltico.
A tripulação do C295MPA do Air Corps conseguiu filmar e fotografar o navio lançando âncora na área. Após uma ordem emitida pelos militares irlandeses pelo rádio, os russos recolheram a âncora e deixaram a área. Não ficou claro se a proximidade da embarcação aos cabos foi intencional ou resultado de erro de navegação.
Dias antes, este mesmo navio, operando sob a bandeira de um país do Caribe, navegava de São Petersburgo e teve problemas no Mar Báltico, quando passava perto da Ilha Gotland, na Suécia, onde navios de guerra alemães, suecos e dinamarqueses o escoltaram para fora da área.
Em novembro, a Marinha irlandesa expulsou o navio de pesquisa oceanográfica russo Yantar da zona econômica exclusiva do país. O navio foi localizado navegando à leste de Dublin e a sudoeste da Ilha de Man, em uma área próxima a importantes oleodutos submarinos e infraestrutura de energia e de comunicação.
As águas da Irlanda abrigam uma grande quantidade de cabos submarinos de fibra ótica conectando a Europa aos EUA e outras partes do mundo. Eles transportam todo o tráfego de internet de alta velocidade e dados críticos de comunicação, fazendo com que as Forças de Defesa Irlandesas mantenham vigilância marítima permanente (Fonte: The Journal).
Nota RFA: Em dezembro de 2019 o governo irlandês encomendou dois Airbus C295 MPA, para substituir seus antigos CASA CN235M-100 (matrículas 252 e 253) em serviço desde 1994. O contrato de aproximadamente € 230 milhões, inclui além das duas novas aeronaves, equipamentos auxiliares e suporte técnico. O primeiro C295W MPA (284) foi recebido em 27 de junho de 2023 e o segundo (285) em de de outubro de 2023.
@FFO