Izmir, Turkey - June 5, 2011 : Photo of the new F-35 cockpit mock up at air show in 2nd Main Jet Base-Cigli. It will replace the F16 fighter jet for the Turkish Air Force.
Trump se aproxima da Turquia e avalia seu retorno ao programa F-35. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando uma possível volta da Turquia ao programa de caças de quinta geração F-35 Joint Strike Fighter. A informação foi divulgada pela Fox News.
De acordo com reportagem, Trump teria ligado recentemente para o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, para finalizar a venda de 40 novos caças F-16V e de 79 kits de modernização para os envelhecidos caças F-16A/B turcos, em um negócio avaliado em US$ 23 bilhões.
O presidente Trump teria deixado a porta aberta para discussões sobre o retorno da Turquia ao programa F-35 JSF, após sua expulsão do programa do caça de quinta geração em 2019, por adquirir sistemas de defesa antiaéreos russos S-400, violando o acordo internacional entre os parceiros do projeto.
Fontes disseram à Fox News que um possível acordo envolveria a desmontagem dos sistemas S-400 ou sua instalação em uma base militar controlada pelos EUA dentro da Turquia, garantindo que ele não obtenha dados de inteligência dos caças furtivos F-35 operados pelos EUA e seus aliados.
A questão do S-400 tem sido um obstáculo de longa data na cooperação de defesa entre EUA e Turquia. “O F-35 não pode coexistir com uma plataforma de coleta de inteligência russa”, disse a Casa Branca em 2019, alertando sobre “impactos prejudiciais” na segurança da OTAN.
Apesar do Congresso americano ter aprovado a venda dos caças F-16V e dos kits de modernização, as negociações entre o Ministério da Defesa da Turquia e a Lockheed Martin não foram finalizadas. Assessores de Trump estudam meios de não violar o Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA), que atualmente bloqueia vendas de armas para países que operam sistemas de defesa russos.
A Fox News também informou que Trump quer receber Erdogan para avançar nas negociações. Essas discussões ocorrem após a Turquia receber uma oferta do Reino Unido para compra jatos Eurofighter Typhoon.
A venda de F-35 para a Turquia não agrada dois aliados dos EUA, Israel e a Grécia, que demonstram preocupações quanto a postura militar turca que apoia grupos como o Hamas e o Hezbollah. Cabe lembrar que recentemente Ancara cortou relações diplomáticas com Israel após o início do conflito de Gaza.
A negociação entre Washington e Ancara foi retomada e uma possível redefinição nas relações militares entre ambas nações pode surgir, mas tudo depende de como a Turquia está disposta a mudar o rumo do seu programa S-400.
@FFO