Croácia recebeu o 11º caça Dassault Rafale. A Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS), recebeu na sexta-feira (21) o 11º caça Dassault Rafale, o terceiro entregue pela França neste ano de 2025 e o penúltimo da encomenda original firmada em 2021.
A aeronave monoposta, matrícula 158, foi recebida na Base Aérea de Zagreb, situada na área militar do Aeroporto Internacional Franjo Tudjman, onde fica a sede do 191º Esquadrão de Caça da HZS.
Em 28 de maio de 2021, o governo da Croácia anunciou a compra de doze caças Rafale FR3 da Força Aérea e Espacial Francesa. Além das aeronaves (dez Rafale A monopostos e dois Rafale B bipostos), o acordo prevê treinamento, simulador de voo, pacote básico de armamentos, suporte logístico e peças de reposição.
As informações dão conta que os Rafale A/B comprados pela Croácia tem uma vida útil operacional de pelo menos 10 anos, ou cerca de 7.000 horas de voo, com a possibilidade de estender para 9.000 horas conforme as condições de cada caça.
Em 02 de outubro de 2023, a Força Aérea Croata recebeu o seu primeiro Rafale (matrícula 170), em cerimônia realizada na Base Aérea 118 (BA 118) de Mont-de-Marsan, no sudoeste da França, onde os pilotos croatas estavam sendo treinados.
Em 2024, a França entregou oito aeronaves para a Croácia, duas a mais que o previsto no cronograma original. A chegada da 12ª – e última aeronave – deverá acontecer nas próximas semanas.
@FFO
A Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS), recebeu mais um caça Dassault Rafale A (monoposto). A aeronave, matrícula 154, pousou na tarde de 21 de novembro na Base Aérea de Zagreb, situada na área militar do Aeroporto Internacional Franjo Tudjman.
Em "Notícias"
Na última quinta-feira (25/04), chegaram na Base Aérea de Zagreb, os seis primeiros Dassault Rafale da Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS). A chegada dos caças foi acompanhada pelo Presidente croata Zoran Milanović, pelo Primeiro Ministro Andrej Plenković, demais autoridades civis e militares e convidados.
Em "Notícias"
Um MiG-21UM "Fishbed" da Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS) caiu ontem (06/12), por volta das 13h30 (horário local), na região de Slatina, a cerca de 115 km a leste da capital Zagreb. Ambos pilotos conseguiram ejetar com segurança e foram resgatados pelas equipes de socorro.
Em "Notícias"