DECEA promove curso de Controlador de Tráfego Aéreo Militar. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza até 28 de março, o curso de Controle de Tráfego Aéreo Militar no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
“Os simuladores do ICEA permitem capacitar os profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro em situações complexas e não convencionais, possibilitando ao aluno a vivência em situações de difícil implementação com recursos reais, mas para as quais deve estar preparado”, destacou o Chefe da Seção de Simulação de Operações Militares (ESOM) do ICEA, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Rossi Anderson Nogueira.
Dividido em dois módulos, a primeira parte foi realizada nas Organizações Regionais do DECEA. Dentre os assuntos abordados durante a parte teórica, foram tratados dos temas referentes à legislação aplicada ao tráfego aéreo militar e autorização de sobrevoo, meteorologia, normas operacionais do sistema de defesa aeroespacial e performance de aeronaves militares.
O segundo módulo foi iniciado nesta segunda-feira (10/03) nas instalações do ICEA, reunindo alunos e instrutores dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) para simulação de alto nível na prática de controle de tráfego aéreo militar e vigilância do espaço aéreo.
Durante a fase prática simulada, serão contemplados os cenários de vigilância do espaço aéreo, controle de missões de reabastecimento em voo, ataque, escolta e traslado, simulando os diversos vetores da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Sargento Luana Correa Galvão destacou a importância da instrução teórica e prática simulada para capacitá-los para atuar como controlador de operações aéreas militares. “O treinamento é fundamental para aprimorar a minha capacidade profissional e ter todos os conhecimentos necessários, visando a soberania do espaço aéreo brasileiro que é a atividade-fim da Instituição”, pontuou a militar.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO