• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

China nega informações sobre a venda de caças J-10 para o Egito

10 de março de 2025
China nega informações sobre a venda de caças J-10 para o Egito (Fotos: PLAAF/MD Chinês).
China nega informações sobre a venda de caças J-10 para o Egito (Fotos: PLAAF/MD Chinês).

China nega informações sobre a venda de caças J-10 para o Egito. O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian, negou oficialmente os relatos de que o Egito teria recebido o primeiro lote de caças Chengdu J-10CE, afirmando que essas informações são infundadas.

“São inconsistentes com os fatos. A notícia é totalmente falsa”, disse Qian, refutando uma reportagem de 13 de fevereiro do Daily News Egypt, a qual informava que os caças chineses haviam chegado ao País.

Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa da China.
Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa da China.

A informação sobre o interesse do Egito nos caças chineses surgiu depois que o J-10C foi exibido com destaque no 1º Egypt International Air Show, realizado em setembro de 2024. O caça seria uma opção para modernização da Força Aérea Egípcia (EAF), depois dos Estados Unidos negou a atualização dos seus F-16 para o padrão F-16V e da Rússia em atualizar os seus MiG-29.

A busca do Egito pelos jatos de combate chineses J-10C e J-31 reflete uma mudança estratégica em direção à diversificação de fornecedores de defesa, especialmente depois das restrições. A complexa dinâmica geopolítica mundial atual está empurrando uma aproximação entre Cairo e Pequim.

Chengdu J-10C
Chengdu J-10C

Especialmente no caso dos Estados Unidos, principal parceiro militar do Egito por anos, sua atual política externa está frequentemente vinculada com preocupações as direitos humanos, conflitos regionais e dinâmicas de alianças. Isto vem prejudicando a atualização dos antigos F-16 egípcios, os quais não dispõem de tecnologias modernas como mísseis BVR, parcialmente negados por influência de Israel.

Preocupações com direitos humanos também fizeram a Itália desistir de uma possível venda para o Egito de 24 caças multifuncionais Eurofighter Typhoons, 24 jatos de treinamento M346 e um satélite militar de vigilância.

Em 2022, os EUA pressionou o Egito para não prosseguir com a possível aquisição de jatos Sukhoi Su-35 da Rússia, oferecendo caças F-15 Eagle. Israel apoiou esse movimento, encorajando Washington de aprovar a venda dos F-15 para a EAF. Moscou acabou redirecionando os Su-35 egípcios para o Irã.

O J-10C (e sua versão “J-10CE” de exportação) é um caça multifunção de 4,5ª geração, armado com avançados mísseis ar-ar de longo alcance PL-15, capazes de atingir alvos até 300 km de distância. O J-31 por sual vez, poderia ser uma opção para a EAF contrapor um potencial ataque dos jatos furtivos F-35 do vizinho Israel.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login