França compra 22 treinadores Pilatus PC-7 MKX. A Direction Générale de l’Armement (DGA) selecionou oficialmente o Pilatus PC-7 MKX como a nova aeronave de treinamento básico para o l’Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) e a Aeronavale. A entrega da frota de 22 aeronaves de treinamento está programada para começar em 2027.
O programa “Mentor 2″, que visa consolidar e atualizar as capacidades básicas de treinamento de voo da França, também inclui 12 simuladores desenvolvidos pela Exail. Esses simuladores, juntamente com ferramentas de treinamento em solo, serão implantados na Base Aérea de Salon-de-Provence, a casa da École de l’Air et de l’Espace, a academia de aviação militar da França.
Em 10 de janeiro de 2025, a DGA confirmou que a Babcock International France Aviation havia recebido o contrato “Mentor 2”, após uma notificação formal emitida em 31 de dezembro de 2024. Este contrato de 17 anos cobre a entrega, implantação e gerenciamento operacional do novo sistema de treinamento PC-7 MKX, integrando treinamento de voo ao vivo e simulação em solo.
Conforme a DGA, o contrato representa a fase final de um esforço de vários anos para modernizar o pipeline de treinamento para pilotos de caça e transporte. O novo sistema é projetado para agilizar o treinamento em um único local, usando um único tipo de aeronave, com maior ênfase em simulação e ferramentas educacionais modernas.
A DGA enfatizou que essa modernização melhoraria a qualidade do treinamento, reduziria a duração do curso e garantiria continuidade perfeita entre as fases de treinamento básico e avançado. Acrescentou que o PC-7 MKX oferecerá uma experiência de treinamento muito mais próxima da aeronave operacional que os cadetes voarão mais tarde em suas carreiras.
O PC-7 MKX substituirá o Cirrus SR20 e o Grob 120A, que serviram como aeronaves de treinamento básico primárias da França. Ele se juntará ao Pilatus PC-21, já em serviço para treinamento avançado na Base Aérienne 709 em Cognac-Châteaubernard desde 2018. A França atualmente opera 26 PC-21s, adquiridos em dois lotes para substituir o TB-30 Epsilon e o Alphajet.
Com o PC-7 MKX assumindo a fase de treinamento básico, a França contará exclusivamente com aeronaves Pilatus para todas as etapas do treinamento de pilotos militares, do voo inicial à qualificação avançada.
Em 2 de fevereiro de 2025, a Royal Netherlands Air Force (RNLAF) tornou-se oficialmente o cliente de lançamento do PC-7 MKX, garantindo um contrato com a Pilatus para modernizar seu programa básico de treinamento de pilotos. A entrega da nova aeronave e soluções de treinamento integradas está programada para o primeiro semestre de 2027.
@CAS