IMAGENS: Rei Charles III visitou o porta-aviões HMS Prince of Wales em alto mar. O Rei Charles III visitou o porta-aviões HMS Prince of Wales na segunda-feira (03), enquanto a nau capitânia da Royal Navy navegava pelo Canal da Mancha, antes de seguir para uma implantação na região Indo-Pacífico.
Foi a primeira vez, em quase 40 anos, que um monarca reinante visita um navio de guerra da Marinha Real em operação em alto-mar, destacando a importância da missão internacional que o HMS Prince of Wales vai liderar nas próximas semanas. Em 1988, a então Rainha Elizabeth II e seu marido, o Príncipe Philip, visitaram o caçador de minas HMS Brocklesby durante viagem de Rosyth a Leith.
O monarca chegou ao HMS Prince of Wales a bordo do helicóptero HM2 Merlin matrícula ZH836 do Esquadrão 824 “Excalibur” da RN, o qual utilizando o indicativo de chamada no rádio “Excalibur 1R”, que indica transporte real (“1R”). Como Comodoro-em-Chefe Honorário de Porta-aviões e Chefe das Forças Armadas Britânicas, o Rei Charles III foi recebido pelo Capitão Will Blackett, Comandante do HMS Prince of Wales.
“Foi uma grande honra receber Sua Majestade a bordo. Pude mostrar a ele em primeira mão que o HMS Prince of Wales está pronto e a disposição do Reino Unido quando solicitado. Sua visita elevou a moral da tripulação do meu navio e estamos ansiosos para deixá-lo mais orgulhoso com todos os nossos esforços este ano”, disse o Capitão Blackett.
O Rei conheceu o navio de guerra de 65.000 toneladas e viu os caças navais F-35B Lightning II no convoo, que em breve também receberá mais helicópteros e drones que integrarão a Ala Aérea Embarcada durante a implantação internacional no Carrier Strike Group 25 (CSG 25). A bordo, o Rei falou para os militares da RAF e da Royal Navy que integram a tripulação.
“Enquanto vocês se preparam para zarpar como nau-capitânia do UK Carrier Strike Group, aproveitando o sucesso da implantação inaugural do HMS Queen Elizabeth em 2021, eu só queria expressar, em nome da nação, minha sincera gratidão pelas contribuições extraordinariamente valiosas e sacrifícios pessoais que vocês e suas famílias continuam a fazer em nome do dever”, disse o Rei Charles III.
“Posso sentir a expectativa e a empolgação entre muitos de vocês hoje pelo que está por vir nos próximos oito meses e tudo o que posso dizer é que estarei observando seu progresso com grande interesse”, afirmou o Monarca.
O Rei Charles III não é estranho às operações aéreas em porta-aviões. Em 1977 ele pousou no HMS Ark Royal a bordo de jato Buccaneer, procedente da Estação Aérea da Marinha Real de Yeovilton. Embora fosse um piloto experiente, o então Príncipe de Gales, voou no assento traseiro do jato que foi pilotado pelo Tenente-Comodoro Tony Morton, então Comandante do Esquadrão 809.
@FFO