A empresa austríaca Schiebel, em parceria com a Nordic Unmanned, realizou nesta sexta-feira – 28 de agosto de 2020 uma demonstração inédita para a companhia de energia norueguesa Equinor, sobre a capacidade de transporte do seu Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS – Unmanned Air System) CAMCOPTER S-100. O objetivo da apresentação, foi enviar uma carga do continente até uma plataforma offshore de petróleo e gás no Mar do Norte.
O exercício simulou um cenário onde os técnicos de manutenção da plataforma de produção de gás Troll A, situada a 100 (55 milhas náuticas) da costa norueguesa, necessitaram de uma peça de reposição.
Em Mongstad, na Noruega, uma equipe imprimiu uma peça em 3D, que foi transportada com sucesso pelo CAMCOPTER S-100 até a plataforma Troll A, localizada no Mar do Norte. Antes de retornar para o continente, o UAV ainda realizou uma inspeção minuciosa no entorno da plataforma.
O testes também incluíram uma simulação de Busca e Resgate (SAR) de “homem ao mar”, onde um boneco foi jogado na água e rapidamente foi localizado pelo CAMCOPTER S-100, que permaneceu sobre o alvo, transmitindo imagens ao vivo usando a câmera de tempo real L3 Harris Wescam Eletro-Óptico/Infravermelho (EO/IR) e o Sistema de Identificação Automática (AIS).
Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel, falou sobre o sucesso das apresentações.
“Estes testes foram perfeitos para demonstrar as capacidades excepcionais do S-100 na utilização em ambientes marítimos para a indústria de petróleo e gás. Temos uma vasta experiência em voos não tripulados de longo alcance, especialmente sobre o mar e em condições meteorológicas adversas. O nosso UAV foi capaz de mostrar as suas capacidades excepcionais e nós provamos mais uma vez que o S-100 é a melhor escolha”.
Sediado em Viena, Áustria, o Grupo Schiebel é especializado no desenvolvimento e produção de modernos equipamentos de detecção de minas terrestres e CAMCOPTER S-100.
O Shiebel CAMCOPTER S-100 é um Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS – Unmanned Air System) com ampla capacidade operacional, destinado para os mercados civil e militar.
Decola e pousa verticalmente (VTOL), sem a necessidade de equipamentos ou apoio para o lançamento e recuperação. Possui uma autonomia de 24 horas, operando dia e noite, sob qualquer condições climáticas, em um raio de ação de 200 km (108 nm) e um teto de serviço de 5.500 metros (18.000 pés). A resistente fuselagem do CAMCOPTER S-100 é produzida em fibra de carbono e titânio, e tem uma capacidade de carga útil de 34 kg (75 libras). Está equipado com câmeras de alta definição que transmitem em tempo real para estações terrenas. A Schiebel oferece todo o treinamento e suporte técnico, tornando o UAS CAMCOPTER S-100 uma excelente opção.