C-130H colombiano pousa pela primeira vez na Base Antártica Argentina. Pela primeira vez, um Lockheed C-130H Hércules da Força Aérea Colombiana (FAC) pousou na pista da Base Antártica Conjunta Argentina de Marambio.
Com apoio da Força Aérea Argentina (FAA) o C-130H colombiano, matrícula FAC 1005, transportou na semana passada um grupo de pesquisadores argentinos e colombianos até Marambio, onde eles irão conhecer as bases científicas antárticas argentinas.
O objetivo da expedição é reconhecer o terreno e realizar levantamentos topográficos que irão auxiliar nas pretensões do Programa Antártico Colombiano (PAC) de estabelecer uma futura estação científica no Continente Branco.
Além disso, o General Adilson Bueno, Comandante da Sétima Expedição da FAC à Antártida, informou que um dos projetos colombianos na Antártida é estudar diversos materiais para construir uma cápsula espacial para treinar astronautas e seu comportamento em ambientes extremos.
“ Há um objetivo secundário nesta expedição, que é o astronauta colombiano na década de 2030. Também estamos fazendo isso por meio de pesquisa porque é a forma como colaboramos com a NASA. Aqui na Antártida, é justamente porque é um ambiente incomum para humanos, com temperaturas muito baixas como as do espaço, e é o lugar mais adequado para começar a fazer esses estudos fisiológicos e psicológicos dos colombianos, seu comportamento nesses tipos de cenários e condições especiais”, disse o General Bueno.
@FFO