Excercise Tropic Twilight 09, Disaster relief operation. Two Sea Sprits on HMNZS Canterbury off shore from Puka Puka Island.
Super Seasprite da RNZAF realiza primeiro disparo de míssil Penguin. Um helicóptero Kaman SH-2G(I) Super Seasprite da Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) recentemente realizou o inédito lançamento de um míssil antinavio AGM-119 Penguin.
O lançamento ocorreu no dia 18 de fevereiro na região do Golfo Pérsico, quando o helicóptero Seasprite do Esquadrão Nº 6 da RNZAF, opera embarcado na Fragata HMNZS “Te Kaha” (F77) sob a Força Tarefa Combinada 150 (CTF 150).
Pelos próximos seis meses, a CTF 150 irá patrulhar a região do Golfo Pérsico, com o objetivo de prevenir e atuar ativamente em casos de pirataria, tráfico de drogas e armas, com o Seasprite fornecendo Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) contínuos e proteção da F77.
A combinação Seasprite-Penguin representa a única capacidade de ataque de superfície das duas Fragatas da Classe Anzac da Marinha Real Neo Zelandesa (RNZN). Sem eles, as Fragatas dispunham apenas dos seus torpedos com alcance de 11 km.
Em 2013, a Nova Zelândia encomendou um número não revelado de mísseis antinavio AGM-119 Mk 2 Mod 7 da Kongsberg para substituir os AGM-65 Maverick. O longo período entre a aquisição dos mísseis e o primeiro disparo real, levou a necessidade de atualização no sistema de propulsão dos Penguins.
A frota de SH-2G(I) Super Seasprite da RNZAF será substituída por novos helicópteros navais a partir de 2028. Concorrem o helicóptero naval NH-90 NATO, o AW159 Wildcat, o MH-60R Romeo e uma versão modificada do Bell 412EP.
@FFO