USAF testa míssil nuclear sem ogiva. A USAF realizou em 19/02 um teste de lançamento de um míssil Minuteman III desarmado para se certificar e garantir que sua força nuclear terrestre ainda opere com segurança e eficácia.
O Comando de Ataque Global da USAF lançou um míssil balístico intercontinental da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, à 1h da manhã, horário do Pacífico. O míssil Minuteman não carregava carga nuclear, mas estava equipado com um veículo de reentrada de teste que foi projetado para transmitir dados do voo.
O míssil voou cerca de 4.200 milhas a velocidades de mais de 15.000 mph até o Ronald Reagan Ballistic Missile Defense Test Site no Atol de Kwajalein nas Ilhas Marshal. O pessoal no local de teste, que é administrado pelo Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do US Army, coletou dados de radar, ópticos e de telemetria conforme o míssil se aproximava, para medir o quão bem ele funcionava.
“O lançamento de teste do Minuteman III de hoje é apenas uma das maneiras pelas quais o Departamento da Força Aérea demonstra a prontidão, precisão e profissionalismo das forças nucleares dos EUA”, disse o Secretário da Força Aérea em exercício Gary Ashworth. “Ele também fornece confiança na letalidade e eficácia da missão de dissuasão nuclear da nação”.
O arsenal da USAF de aproximadamente 400 ICBMs Minuteman III é um componente crucial da tríade nuclear do país, junto com bombardeiros e submarinos que também podem transportar e implantar armas nucleares. O sistema Minuteman III tem mais de 50 anos e está se aproximando rapidamente do fim de sua vida útil. A Força Aérea e a Northrop Grumman estão trabalhando em um substituto para o Minuteman III, o LGM-35A Sentinel, que deve começar a ser implantado na década de 2030.
Mas os sistemas terrestres para o Sentinel — particularmente sua infraestrutura de controle — provaram ser mais complicados do que o Pentágono esperava originalmente, e os custos futuros previstos dispararam. Isso disparou alarmes no Pentágono e no Congresso no início de 2024, e o programa passou por uma revisão intensiva.
Os militares finalmente decidiram no verão americano passado que o Sentinel era crucial demais para ser cancelado, e que a Força Aérea deveria continuar a desenvolvê-lo para substituir o Minuteman III. Mas o Pentágono ordenou que a Força Aérea reestruturasse o programa e reduzisse esses custos previstos.
A reestruturação do Sentinel provavelmente atrasará vários anos, disseram autoridades do Pentágono em 2024, o que significa que a Força Aérea deve continuar contando com o Minuteman III por mais tempo do que o esperado.
@CAS
LGM-30G Minuteman III, um míssil balístico intercontinental nuclear sendo lançado de Vandenberg AFB no dia de ontem (Foto: USAF). Os Estados Unidos realizaram no dia 29 de outubro, um novo lançamento de teste do míssil balístico intercontinental LGM-30G Minuteman III (ICBM - Intercontinental Ballistic Missile), capaz de transportar várias ogivas…
Em "Notícias"
Os militares dos Estados Unidos realizaram teste com um míssil balístico intercontinental na manhã de quarta-feira (7/09). A Rússia foi avisada previamente, segundo o Pentágono. “O lançamento de teste operacional de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado pelo Comando da Força Aérea foi realizado no início da manhã de…
Em "Notícias"
As Alas de mísseis da USAF subordinadas a 20th Air Force (20th AF) estão atualmente trabalhando para converter todos os seus sítios de lançamentos para o padrão de código ICU II até 2023. As unidades da 20th AF, começaram a executar uma mudança no procedimento dos código nuclear, que deixará…
Em "Notícias"