MH-60M da FACH realiza resgate de montanhistas no sul do Chile. A Força Aérea Chilena (FACH) foi acionada em 16/02 para realizar uma complexa missão de resgate de três montanhistas presos no Monte Fitz Roy, extremo sul do país, há mais de 2.000 km da capital Santiago.
O local do resgate estava situado na fronteira com a Argentina, portanto foi necessária a coordenação e a ajuda de funcionários argentinos do Parque Nacional Los Glaciares e do Consulado Chileno na província argentina de Santa Cruz.
Um MH-60M Black Hawk do 9º Grupo de Aviação da 2ª Brigada Aérea da FACH decolou no mesmo dia de Santiago para Villa O’Higgins, realizando escalas técnicas em Puerto Montt e Balmaceda. A bordo seguiu um Comando de Paraquedistas de Resgate e Salvamento (Parasar).
Um Gulfstream G-IV do 10º Grupo de Aviação da 2ª Brigada Aérea transportou especialistas de resgate e pessoal de apoio operacional e logístico de Santiago até a Base Aérea de
Balmaceda.
Um bimotor DHC-6 Twin Otter do 5º Grupo de Aviação da 3ª Brigada Aérea permaneceu em Villa O’Higgins para levar os resgatados até Puerto Montt e um DHC-6 Twin Otter do 6º Grupo de Aviação da 4ª Brigada Aérea apoiou as operações do Black Hawk, otimizando a coordenação da missão alta montanha.
A operação foi concluída com sucesso cerca de 24 horas após o pedido inicial de ajuda. Apesar das longas distâncias e da complexidade meteorológica da área, a equipe do MH-60M resgatou os três montanhista que posteriormente foram encaminhados para atendimento médico em Puerto Montt.
Fonte: FACH
@FFO