A Bielorrússia confirmou dia 24 de agosto a encomenda o primeiro lote de helicópteros de combate Mil Mi-35M Hind E durante a visita de uma delegação das Forças Armadas da República Popular de Belarus, chefiada pelo Vice-Ministro da Defesa e Chefe dos Armamentos das Forças Armadas, Major General Sergei Simonenko, ao Fórum Técnico-Militar Internacional “Army-2020” em Patriot-Expo em Kubinka (Rússia). No evento o Ministério da Defesa da Bielorrússia assinou vários pedidos de fornecimento, reparo e manutenção de itens militares para as Forças Armadas. Entre eles estava o assinado semana passada com a JSC Russian Helicopters para o lote inicial de quatro helicópteros de combate Mi-35M, com opções para ao menos outras quatro unidades.
A Força Aérea de Belarus tem atualmente cerca de uma dúzia de helicópteros de ataque Mi-24, que serão gradualmente substituídos pelos novos Mi-35M. Os Mi-24 são operados pela 50th Composite Air Base (50 SAB) baseados em Minsk-Machulishchy.
Baseado no Mi-24 Hind D, o Mi-35M incorpora várias melhorias, incluindo novas asas, um novo sistema de rotor, aviônicos modernos e motores turboeixo atualizados. A cabine e os componentes vitais do helicóptero são blindados e o cockpit é digital (glass cockpit).
A torre montada no “queixo da aeronave” aloja um canhão duplo GSh-23V de 23 mm com 450 a 470 cartuchos de munição. As asas podem transportar uma variedade de de armas, incluindo mísseis antitanque, foguetes ou tanques de combustível.
@CAS