USAF: US$ 3,5 bilhões em contratos com a GE e a P&W para o NGAP. USAF aumentou drasticamente os contratos com a General Electric e a Pratt & Whitney, ambas com teto de US$ 3,5 bilhões, para continuar o trabalho em protótipos de motores a jato de última geração, visando o NGAD.
Até o momento, o programa Next Generation Adaptive Propulsion (NGAP) tem se concentrado principalmente no desenvolvimento de novos motores para impulsionar um novo caça furtivo tripulado de sexta geração em andamento como parte da iniciativa Next Generation Air Dominance (NGAD). O futuro do jato de combate NGAD agora é uma questão em aberto, mas o NGAP também pode alimentar outros programas avançados de aviação.
O Pentágono anunciou as modificações nos acordos NGAP existentes em seu aviso de contratação diária hoje. Ambos são descritos como financiamento adicional de “maturação tecnológica e serviços de redução de risco” em suporte ao trabalho em motores protótipos.
A entrada específica para a modificação do contrato NGAP com a Pratt & Whitney (uma subsidiária da Raytheon) fornece o seguinte contexto adicional:
“O trabalho inclui design, análise, teste de equipamento, construção e teste de protótipo de motor e integração de sistema de armas. A modificação do contrato é para a execução da fase de protótipo do programa Next Generation Adaptive Propulsion e está focada em entregar um sistema de propulsão de última geração com uma arquitetura flexível que pode ser adaptada para futuras aeronaves de combate operando em vários segmentos de missão; e transformar digitalmente a base industrial de propulsão”.
A USAF concedeu os contratos NGAP pela primeira vez à General Electric e à Pratt & Whitney em 2022. Naquela época, contratos NGAP adicionais também foram para a Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman, os três principais contratantes competindo naquele momento para desenvolver o jato de combate NGAD, para garantir que os motores de próxima geração seriam compatíveis com seus respectivos projetos. Cada um desses acordos tinha um teto inicial de quase US$ 1 bilhão.
Detalhes sobre os projetos NGAP da General Electric e Pratt & Whitney, conhecidos como XA102 e XA103, respectivamente, permanecem limitados. O XA102 passou por uma grande revisão de projeto em 2023 e o XA103 fez o mesmo ano passado. Ambos alavancam o trabalho em motores anteriores que ambas as empresas desenvolveram como opções potenciais para re-motorizar os F-35 Joint Strike Fighters como parte do Programa de Transição de Motor Adaptativo (AETP) da Força Aérea.
Em 2023, a Força Aérea anunciou sua intenção de cancelar o AETP em favor da atualização do motor Pratt & Whitney F135 existente atualmente usado em todas as variantes do F-35. O Congresso posteriormente autorizou financiamento adicional para o AETP.
@CAS