• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Acidente com F-35A da USAF no Alasca

29 de janeiro de 2025
Acidente com F-35A da USAF no Alasca. Foto: USAF.

Acidente com F-35A da USAF no Alasca. Um caça stealth Lockheed Martin F-35A Lightning II da USAF caiu ontem na Base Aérea de Eielson, no Alasca. O piloto ejetou e passa bem. O acidente ocorreu às 12h49, informou a 354th Fighter Wing (354th FW).

Via redes sociais.

O F-35A regressava de uma missão de rotina, aparentemente com outro F-35A. Já próximo à Base Aérea de Eielson (EIL/PAEI), o piloto detectou um “mau funcionamento” não especificado. A perda de controle ocorreu durante a aproximação para pouso, levando o piloto a ejetar com segurança.

Imagens circulando nas redes sociais mostram o piloto descendo de paraquedas e o jato caindo de uma altitude relativamente baixa, em parafuso, com trem de pouso baixado, antes de colidir com o solo e explodir em frente a linha de voo de aeronaves KC-135R do 168th ARS. Ao fundo, outra aeronave não identificada pode ser vista voando à distância, provavelmente, outro F-35A envolvido na missão.

Via redes sociais.

A USAF confirmou que o piloto está em boas condições, mas está em observação médica. Uma investigação está em andamento para determinar a causa do acidente e evitar incidentes semelhantes no futuro. Com base na filmagem, as condições climáticas no momento do acidente pareciam claras e sem nuvens.

A Martin-Baker, fabricante dos assentos ejetáveis modelo US16E que equipam os F-35 da USAF publicou a tradicional mensagem com o número atualizado de 7.772 vidas salvas por todos modelos dos seus equipamentos. A empresa também informou que esta foi a 10ª ejeção bem-sucedida somente com os caças Lightning II (Fonte: MB).
A Martin-Baker, fabricante dos assentos ejetáveis modelo US16E que equipam os F-35 da USAF publicou a tradicional mensagem com o número atualizado de 7.772 vidas salvas por todos modelos dos seus equipamentos. A empresa também informou que esta foi a 10ª ejeção bem-sucedida somente com os caças Lightning II (Fonte: MB).

Os Estados Unidos decidiram implantar o F-35 em Eielson em 2016. Até o final de 2022, a 354th FW recebeu um complemento total de 54 aeronaves F-35A destinadas ao 355th e 356th Fighter Squadron (FS).

O motivo dessa implantação foi fortalecer a presença militar estratégica na região do Ártico, aprimorar as capacidades de combate e fornecer uma plataforma para treinamento nas condições únicas do Alasca. Essa medida também foi vista como uma forma de combater potenciais ameaças de adversários no teatro do Pacífico.

F-35 caiu no Alasca em 28 de janeiro. Via redes sociais.

As 54 aeronaves F-35A estacionadas na Base Aérea de Eielson, no Alasca, fazem parte de uma iniciativa de atualização mais ampla conhecida como Technology Refresh 3 [TR-3]. Esta atualização estava inicialmente programada para ser concluída em abril de 2023, mas enfrentou atrasos, com o novo cronograma empurrando-a para abril de 2024.

“Nosso pessoal é nosso recurso mais importante, e estamos comprometidos em garantir sua segurança e proteção”, disse o Coronel Paul Townsend, comandante da 354th Fighter Wing. “Posso garantir que a Força Aérea dos Estados Unidos conduzirá uma investigação completa sobre este incidente para minimizar as chances de tais ocorrências acontecerem novamente.”

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login