FAB engajada no resgate das vítimas do acidente com helicóptero em São Paulo. A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que uma aeronave H-36 Caracal (FAB 8915), do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, foi engajada em missão de resgate na ocorrência envolvendo o helicóptero Airbus H130 Esquilo B4, matrícula PR-WVT, em Caieiras (SP). Quatro pessoas estavam a bordo do H130, sendo que duas faleceram na queda.
O helicóptero H130 havia decolado de um heliponto no Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, e iria em direção à cidade de Americana. Chovia no momento da decolagem. Segundo informações da Defesa Civil, a aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 de ontem (16). O local da queda foi encontrado na manhã de hoje por um helicóptero Águia da Polícia Militar de São Paulo.
A aeronave caiu em uma área de mata na região do Conjunto Habitacional Nosso Teto, em Caieiras (SP). Segundo a Secretaria da Segurança Pública de SP, por volta de 06h30, o piloto da aeronave acidentada, Edenilson de Oliveira Costa, e uma passageira de 12 anos de idade, foram resgatados com vida e encaminhados para o Hospital das Clínicas.
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Após isso, será publicado o Relatório Final com os resultados das investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
@FFO