Avança montagem do primeiro F-16 da Força Aérea Argentina. A Força Aérea Argentina (FAA) avança com a montagem do seu primeiro caça F-16 Fightning Falcon, uma aeronave Bloco 10 não operacional, que servirá apenas para o treinamento e familiarização dos seus técnicos e tripulantes. Imagens divulgadas pelo ministro da Defesa, Luis Petri, mostram os trabalhos realizados na VI Brigada Aérea de Tandil, em Buenos Aires.
A montagem do F-16BM MLU Bloco 10, designado pela FAA como “número 25”, está sendo realizada nos hangares da VI Brigada Aérea por técnicos argentinos e dinamarqueses. As imagens mostram que o caça já está sobre seus próprios trens de pouso e tem a instalação das asas sendo realizada.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa divulgado no mês passado, “esta aeronave [número 25] será utilizada para treinamento de inspeções programadas, instalação e remoção de motor, configuração de armamentos e seus sistemas de lançamento, aprendizagem do software de logística, remoção de capota e assentos ejetáveis, regulagem dos sistemas de combustível e hidráulico, familiarização dos sistemas elétrico e de aviônico, entre outros, apresentando ao pessoal uma nova cultura e filosofia de trabalho.”
Para reunir todos componentes do F-16 “25” na VI Brigada Aérea, foram necessárias três viagens da Dinamarca para Tandil, sendo dois voos com K/C-130H e o restante enviado por via marítima. Nas próximas semanas é esperada uma cerimônia oficial de apresentação do caça “número 25”, o que marcará oficialmente o seu processo de incorporação à frota da Força Aérea Argentina.
A chegada dos 24 F-16AM/BM operacionais será realizada em quatro “ferry flights” com esquadrilhas de seis aeronaves cada. O primeiro voo está previsto para dezembro deste ano, com quatro caças F-16A (monopostos) e dois F-16B (bipostos).
@FFO