• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Sri Lanka receberá helicópteros TH-57 dos EUA e um caça FT-7 do Paquistão

29 de janeiro de 2025

040915-N-3659B-002 Millington, Tenn. (Sept. 15, 2004) - Numerous TH-57 Sea Ranger Helicopters sit on the flight line at Millington Municipal Airport. Pilots assigned to Training Air Wing Five (TAW-5), stationed at Naval Air Station Whiting Field, Fla., flew approximately 300 training aircraft to Millington to keep them safe from Hurricane Ivan. Ivan made landfall at Gulf Shores, Ala., at approximately 0315 EST with winds of 130 MPH. Twelve deaths are blamed on Ivan as it came ashore. U.S. Navy photo by Photographer's Mate 3rd Class Joseph M. Buliavac (RELEASED)

Sri Lanka receberá helicópteros TH-57 dos EUA e um caça FT-7 do Paquistão (Foto ilustrativa: USN).
Sri Lanka receberá helicópteros TH-57 dos EUA e um caça FT-7 do Paquistão (Foto ilustrativa: USN).

Sri Lanka receberá helicópteros TH-57 dos EUA e um caça FT-7 do Paquistão. A Força Aérea do Sri Lanka (SLAF) se prepara para receber oito helicópteros de treinamento TH-57 Sea Ranger dos Estados Unidos e um supersônico de treinamento FT-7 do Paquistão. A informação foi confirmada pelo Chefe do Estado-Maior, Vice Marechal do Ar Sampath Wickremaratne.

Atualmente a SLAF possui uma frota de cinco helicópteros Bell 206 Jet Ranger, com uma aeronave da versão “206B-3” adquirida de segunda mão em 2022. A chegada dos TH-57 americanos poderá resultar na desativação de alguns dos Jet Ranger mais antigos. De acordo com o Comandante da SLAF, Marechal do Ar Udeni Rajapaksa, os TH-57 chegarão durante o primeiro trimestre deste ano.

F-7 paquistanês pousando em uma rodovia durante treinamento (Foto: PAF).
F-7 paquistanês pousando em uma rodovia durante treinamento (Foto: PAF).

Por outro lado, a SLAF receberá um jato de treinamento FT-7 doado pelo Paquistão. Com a introdução dos treinadores JF-17B, o Paquistão retirou de operação e armazenou algumas fuselagens de FT-7, anteriormente usadas para formar pilotos de caça e no treinamento de táticas em combates aéreos onde atuavam como aeronaves adversárias.

O FT-7 é um jato de treinamento supersônico de dois assentos derivado do chinês Chengdu J-7, que por sua vez foi baseado no MiG-21 soviético. Atualmente a SLAF possui apenas um antigo FT-7 biposto para treinar seus pilotos de FT-7GS e FT-7BS. O Marechal do Ar Rajapaksa confirmou que o FT-7 será entregue “em breve”. Ainda não está claro se o Paquistão fornecerá um FT-7P ou um FT-7PG, a variante mais moderna do caça.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login