Marinha do Brasil resgatou mais de 450 pessoas em 2024. Em 2024, o Serviço de Busca e Salvamento (SAR) da Marinha do Brasil (MB) foi acionado 270 vezes, resultando no resgate com vida de 458 pessoas de acidentes no mar e nos rios do País. Situações de “Homem ao mar” foi o pedido de socorro mais solicitado, com 73 casos. Já os naufrágios foram responsáveis por 67 atendimentos. Embarcações à deriva correspondem a 47 pedidos de ajuda, enquanto as missões de evacuação médica contabilizaram 44 assistências.
No ano anterior o SAR da MB registrou 295 ocorrências. De acordo com o Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), um dos motivos para a redução das ocorrências são as frequentes campanhas de conscientização sobre navegação segura realizada por diversos órgãos da Marinha.
Funcionamento
O serviço de Busca e Salvamento (SAR), conhecido internacionalmente como Search and Rescue, é uma operação que ocorre em situações de emergência envolvendo embarcações, aeronaves e seus ocupantes. No Brasil, a responsabilidade pelo Serviço é atribuída à Marinha e pode contar com o apoio mútuo de diversos órgãos estaduais e municipais, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
O COMPAAz é a organização militar da MB responsável pelo sistema de informações de navios na área SAR brasileira e do SALVAMAR Brasil, coordenando e executando as missões de resgate em toda extensão marítima e em águas interiores sob sua competência, o que corresponde a uma área de quase 14,5 milhões de quilômetros quadrados, incluindo a “Amazônia Azul”.
Sediado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o SALVAMAR Brasil coordena operações de busca e salvamento marítimo em uma vasta área de cobertura do SAR. Devido ao seu grande tamanho, a área foi dividida em setores. Ao receber uma notificação de SAR, o SALVAMAR Brasil envia a solicitação para o SALVAMAR Regional que inicia as ações com a avaliação e o planejamento das operações de socorro, definindo os meios (navios, embarcações e/ou aeronaves da Marinha) que serão empregados, como serão realizadas as buscas e o resgate dos sobreviventes.
Equipes especializadas em socorro aéreo
A MB capacita militares para atuarem como Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) em aeronaves, a fim de serem empregados, prioritariamente, em incidentes SAR, visando à salvaguarda da vida humana em qualquer ambiente operacional. Esses militares estão distribuídos pelo Brasil nos Distritos Navais e na sede do Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ).
Um exemplo prático dos TAR ocorreu em setembro de 2024, quando militares resgataram um tripulante do Navio-Tanque “Elba Leblon”, de bandeira liberiana, localizado a 18 quilômetros do litoral de Angra dos Reis (RJ). A vítima, com ferimento na cabeça, foi socorrida por uma aeronave da Marinha, que decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), pousando diretamente no navio. A bordo do helicóptero, estavam uma equipe médica e os TAR-SAR, que garantiram a segurança e a estabilização do enfermo.
Drone amplia serviços de busca e salvamento marítimo
Além de contar com o emprego de navios e aeronaves, o SALVAMAR Brasil ganhou o reforço do drone NAURU 500C (designação militar RQ-2). Ele estende o alcance do campo visual em missões SAR ampliando a eficiência das operações no litoral brasileiro e em águas interiores. O RQ-2 é capaz de se afastar até 60 quilômetros de seu ponto de controle, operando pousos e decolagens verticais a partir de conveses de navios ou em terra, com autonomia para realizar sobrevoos por quatro horas.
Equipado com câmeras de alta resolução, com transmissão de dados e imagens em tempo real, a expectativa é que o RQ-2 auxilie nas buscas a náufragos e pessoas em situação de perigo no mar. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional de hardware, software e design.
Como pedir socorro?
Quem estiver em situação de perigo ou testemunhar um acidente no mar ou rio, deve ligar para o número telefônico 185 que opera 24 horas por dia, todos os dias do ano. A ligação é gratuita e disponível em todo o território nacional. É importante fornecer informações claras e precisas sobre a situação, incluindo a localização e a natureza da emergência, para que a autoridade marítima possa responder de forma ágil e eficaz.
O SALVAMAR Brasil ainda responde a ocorrências sinalizadas pelo Sistema Marítimo Global de Socorro e Segurança (GMDSS), que emprega tecnologia de satélites para emitir alertas de socorro. A utilização desse sistema é obrigatória para navios que realizam viagens internacionais ou navegam em mar aberto, com carga de 300 toneladas ou mais, além daqueles que transportam mais de 12 passageiros.
Outras formas de contato
Para os condutores de embarcações — seja de turismo, pesca ou carga —, a MB desenvolveu, em parceria com o Ministério do Turismo, o aplicativo “NAVSEG”. Com ele, a Força Naval tem a capacidade de monitorar o trajeto das embarcações, desde a partida até o destino final, garantindo um acompanhamento eficaz do percurso de navegação. O aplicativo é gratuito e está disponível para download nas lojas de aplicativos para dispositivos Android e iOS (saiba mais, clicando aqui).
Fonte: Agência Marinha de Notícias
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