Sauditas querem 100 caças turcos TAI KAAN. O governo da Arábia Saudita revelou sua intenção de adquirir cerca de 100 aeronaves de combate Turkish Aerospace Industries (TAI) KAAN fabricado pela Turquia como parte de seu plano de modernização da Royal Saudi Air Force (RSAF).
O possível acordo apoiará a iniciativa em andamento de Riad de empregar uma frota substituta formada por caças de 5ª geração, à medida que avança em seus esforços para adotar um caça de sexta geração até a década de 2040.
Uma reportagem da agência de notícias turca Hürriyet disse que o governo saudita declarou seu interesse ao Ministério da Defesa Turco e à empresa estatal TAI, durante reuniões em Istambul e Ancara no final de dezembro de 2024. Outras discussões entre os dois países se concentraram em programas de navios de guerra, radares e mísseis.
A confirmação ocorreu após a decisão da Arábia Saudita em 2023 de tentar unir-se a um esforço cooperativo entre Itália, Reino Unido e Japão para desenvolver um caça unificado de sexta geração para suas respectivas forças armadas.
O caça turco funcionaria como um gap, enquanto a Arábia Saudita investe em um caça de 6ª geração. Em novembro de 2024, o consórcio do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP), anunciou que aceitaria membros juniores, incluindo Riad, na esperança de trazer “dinheiro e um mercado lucrativo para um projeto que deve custar dezenas de bilhões de dólares”. Porém, o Japão se opôs ao ingresso dos sauditas, face à postura ditatorial do país e problemas como direitos humanos. Em verdade, que nada está definido, e um aporte financeiro do nível dos sauditas pode impulsionar o projeto. A previsão é que ele entre em serviço até 2040.
Já o KAAN da Turquia foi desenvolvido pela estatal TAI para substituir os F-16 Fighting Falcons da Turkish Air Force (TuAF). O avião realizou seu voo inaugural a quase um ano, em 20 de fevereiro de 2024, sendo comparado ao F-35. O KAAN tem 21 metros de comprimento e uma envergadura de 14 metros. A aeronave é equipada com dois motores turbofan da General Electric, capaz de gerar a velocidade máxima de Mach 1,8.
@CAS