Laughlin AFB diz adeus ao último T-1 Jayhawk. A Base Aérea de Laughlin, no Texas, se despediu de seu último T-1A Jayhawk no dia 17 de dezembro passado. A USAF segue o processo de desativação deste bimotor de treinamento.
O último Raytheon T-1 Jayhawk de Laughlin AFB, pertencente ao 86th Flying Training Squadron (86th FTS), decolou da base em 17 de dezembro. Ele se juntou a um par de T-6A Texan IIs e um par de T-38C Talons como a peça central de um sobrevoo de cinco aviões, que passou duas vezes sobre o campo de aviação e sobre a torre de controle de tráfego aéreo de Laughlin.
Depois que os outros aviões se separaram e pousaram em Laughlin AFB, o T-1A continuou aseu voo té seu local de descanso final em “The Boneyard”, um cemitério de aviões na Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona. El foi estocado no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG).
“Estamos nos ombros de gigantes”, disse o Tenente-Coronel Nathan Hedden, comandante do 86th FTS, em um comunicado. “Todos os [pilotos] que fizeram isso antes deixaram um legado de excelente desempenho e excelente treinamento. Esta unidade ofereceu muito à Força Aérea!”.
O papel do T-1A em mais de 30 anos foi formar pilotos de transporte, que nele aprenderam o básico da pilotagem de aviões de carga ou aeronaves-tanque. Mas segundo a USAF, o jato bimotor — originalmente construído pela subsidiária da Raytheon, Beechcraft — está envelhecendo, e a Força Aérea começou a reduzir sua frota de 177 T-1A em 2023. A USAF ainda tinha em seu inventário 75 T-1A em 2024 e pretende reduzi-los para 53 em 2025, já preparando o terreno para novo treinador, o T-7A Redhawk.
A USAF informou no início de 2022, ao anunciar planos para aposentar o Jayhawk, que novas técnicas de treinamento de pilotos, como realidade virtual, permitiriam a eliminação gradual do T-1. Melhorias no T-6A Texan II também permitiriam que os novos pilotos aprendessem a pilotar aviões de alta mobilidade em uma única aeronave. Isso está permitindo que o serviço aposente os T-1, que após três décadas, precisariam ter seus motores substituídos.
Os aspirantes a aviadores da USAF voam primeiro no T-6A durante o treinamento de piloto de graduação, e então cerca de 900 alunos são selecionados para seguir em frente e aprender a pilotar aeronaves operacionais. Sob o antigo sistema, esses alunos voavam no T-1 por cerca de cinco meses antes de passar para aulas mais específicas de determinados tipo de aeronaves. Mas a Força Aérea está mudando para um sistema baseado em simulador que permite que esses alunos aprendam habilidades avançadas de voo muito mais rapidamente.
A 47th Flying Training Wing de Laughlin continuará ensinando os alunos a voar no T-6 e no T-38C Talon até que o T-7 entre em operação. O 99th Flying Training Squadron da Base Conjunta de San Antonio-Randolph, no Texas, se despediu de seu último Jayhawk em julho de 2024, que também voou para Davis-Monthan para aposentadoria.
Os esquadrões que voaram o T-1A são:
Destes apenas o 48th FTS, 3rd FTS e o 451st FTS ainda operam a aeronave.
@CAS