Leonardo revela projeto final do UAS de asa rotativa Proteus da Royal Navy. A Leonardo divulgou o projeto final do demonstrador Proteus Rotary Wing Uncrewed Air System (RWUAS), em desenvolvimento para a Marinha Real. Seu primeiro voo previsto para o final deste ano.
O fabricante italiano se apoiou na autonomia e na tecnologia de ponta para dar suporte ao desenvolvimento do Proteus, que inclui um gêmeo digital e “mais de 40 componentes fabricados com materiais compostos avançados e o uso de IA em seu software de controle”.
Semelhante ao helicóptero leve monomotor AW09 do fabricante, a aeronave de três toneladas se distingue por um sistema de rotor principal de cinco pás e compartimento de carga modular.
Em uma declaração da empresa hoje, a Leonardo disse que o Proteus “será usado para demonstrar avanços em autonomia e modularidade e intercambiabilidade de carga útil, ao mesmo tempo em que desenvolve novas tecnologias de ponta para aeronaves de rotor, incluindo técnicas de design e fabricação”.
@CAS