Sugestão de Leitura: Aviação – Sonhos, Dramas e Aventuras. Ouro excelente lançamento do final de 2024 é o livro Sonhos, Dramas e Aventuras, o segundo livro do escritor Teomar Benito Ceretta, que retrata a biografia de aviadores e aviadoras importantes.
O segundo livro do aviador Teomar Benito Ceretta, segue a esteira do sucesso da sua primeira obra, Nas Asas da Linha do Tempo — Saint-Exupéry e os Companheiros da Aéropostale, publicado em 2018. AVIAÇÃO — Sonhos, dramas e aventuras é resultado de uma coletânea de textos de autoria do autor, publicados em revistas de aviação no Brasil, onde é membro correspondente do INCAER, com participação na revista Ideias em Destaque, bem como é colaborador voluntário nas páginas de história em revistas nacionais.
No Chile, desde janeiro de 2020, Ceretta faz parte do Instituto de Investigaciones Histórico Aeronáuticas de Chile, onde tem participação ativa na revista Aerohistória como membro correspondente no Brasil.
A edição do livro é independente, sendo composto por 17 capítulos distribuídos nas 209 páginas. Uma rica coleção de imagens, algumas coloridas, foram dispostas no final de cada capítulo, permitindo assim uma melhor compreensão da narrativa.
Após publicar seu primeiro livro, o autor passou a escrever pequenas biografias de aviadores que deixaram um legado para a posteridade com suas experiências de vida que embelezam as páginas da história aeronáutica, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.
Reunidos os textos mais relevantes, o autor brinda o leitor com narrativas de personagens que contemplam da primeira mulher aviadora do mundo, aos legendários aviadores franceses, que vão de Jean Mermoz a Saint-Exupéry, até aos mais contemporâneos, como Pierre Closterman, René Mouchotte, Henri Ballot, Fernando Pereyron Mocellin — aviador brasileiro, autor do livro A Missão 60, que sobreviveu a tragédia de Segunda Guerra Mundial, apenas para citar alguns exemplos, que compõem a obra.
Uma opinião que vem lá do Chile, Norberto Traub Gainsborg, presidente do Instituto de Investigaciones Aeronáuticas de Chile, assim resume: “[…] parabenizo você por trazer histórias motivadoras, apropriadamente extraídas ao longo de suas exaustivas pesquisas. Elas nos proporcionam um misto de curiosidade e saudosismo pela história aeronáutica, não só de sua nação, pois aqui em seu livro encontramos páginas divertidas de sonhos, voos e coragem, onde o leitor se transforma num refém com o desejo de conhecer experiências de valorosos aviadores, verdadeiros exemplos de vida […]”.
Do Major Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, extraímos do seu prefácio uma apreciação: “[…] esta obra de literatura nos inspira a viver os receios, os perigos, as emoções e os prazeres, em que a intensidade presente em cada missão realizada penetra na nossa alma e nos coloca como participante de cada uma delas. Na verdade, estaremos viajando numa grande aeronave pilotada pelo Comandante Ceretta, e tendo como tripulantes célebres personalidades desse universo único, que somente os aviadores sentem e compreendem. Também estarão presentes inesquecíveis, curiosas e memoráveis histórias que enriquecem o conhecimento e a cultura aeronáutica, vividas por algumas das maiores personagens da aviação mundial […]”
Da Profª Mestra Inês Suzete D´Ávila, ex-comissária de bordo da Transbrasil, na Apresentação, deixa seu parecer: “[…] o fascínio despertado no leitor pelos textos de Ceretta é naturalmente suscitado em função do entusiasmo que o autor dedica ao tema dos primórdios da aviação. Com narrativa fluída e confiável de quem se valeu de muita pesquisa quanto às fontes que embasam os seus relatos, é preciso que se diga que o autor escreve com a alma de quem passou mais de três décadas voando. Isso enriquece os seus relatos por trazer, com sutileza e força expressiva, os fatos ocorridos com esses bravos visionários da aviação […]”.
Para adquirir o livro:
(48) 99140-1958 ou e-mail teomarbenitoceretta@gmail.com
@CAS