RNZAF busca nova aeronave de transporte a jato. O Ministério da Defesa da Nova Zelândia (MoD) emitiu uma no final de 2024, uma solicitação de propostas (RFP — Request For Proposals) para substituir sua antiga frota de dois Boeing 757-2K2 até o final de 2027.
O processo de aquisição foi acelerado devido aos crescentes custos de manutenção e problemas de confiabilidade com a aeronave atual. Dos dois Boeing 757-2K2, o NZ7571 (c/n 26633/519) já foi retirado de serviço. O NZ7572 (c/n /26634/545) ainda segue em operação. Ambos estão com mais de 31 anos de serviço, tem enfrentado críticas após uma série de panes e problemas recentes. Os 757 são operados pelo 40º Esquadrão Ki Nga Hau e Wha (Aos quatro ventos) na Base RNZAF Whenuapai, perto de Auckland.
O Ministério declarou que o governo está buscando “aeronaves de fuselagem estreita Boeing 737 Max 8 ou Airbus A321 prontas para uso, disponíveis comercialmente”. A licitação solicita informações detalhadas sobre o tipo de aeronave, cronogramas de entrega, registro militar e estado geral da aeronave se usada. As ofertas de leasing são obrigados a incluir opções de compra em suas propostas. Notavelmente, o escopo desta licitação é limitado à aquisição da aeronave e motores; serviços relacionados, como manutenção, suporte ou ofertas auxiliares, são excluídos. O prazo de envio é 23 de janeiro de 2025.
Hoje, o Boeing 737–800 ou MAX 8 é um forte candidato, já que a RNZAF poderia alinhar seu suporte de manutenção e serviço com a Royal Australian Air Force (RAAF), que opera aeronaves semelhantes. No entanto, o Airbus A321-271NX, atualmente usado pela Air New Zealand, continua sendo uma opção viável devido à familiaridade e infraestrutura locais.
@CAS