Doze Leonardo M346FA Master para a Áustria. Em 28 de dezembro de 2024, a Ministra da Defesa austríaca Klaudia Tanner anunciou que a Áustria irá adquirir 12 jatos de treinamento avançados e ataque leve Leonardo M346FA Master. A compra será feita em colaboração com a Itália sob um acordo ‘governo-a-governo’ (G2G).
A aquisição vem quatro anos após aposentar a frota de Saab J105, a Österreichische Luftstreitkräfte (Força Aérea Austríaca) decidiu comprar o modelo M346 Fighter Attack (M346FA) como sucessor. O Ministério da Defesa está seguindo a recomendação do Bundesheer General Staff. O financiamento para a compra já estava incluído no quadro financeiro plurianual de 2025 e no plano de desenvolvimento “ÖBH 2032+”.
Negociações estão em andamento com o governo italiano. Um aspecto-chave das discussões inclui cooperação industrial para envolver empresas austríacas, trazendo valor agregado à economia e fortalecendo a indústria doméstica.
A Ministra da Defesa Klaudia Tanner declarou: “Ao comprar esses jatos, estamos abordando uma lacuna significativa de capacidade em nossa força aérea. Isso nos permite trazer 100 por cento do treinamento de pilotos de volta para a Áustria, ao mesmo tempo, em que aprimoramos significativamente a defesa aérea. Isso fortalece a proteção da Áustria, sua população e nossa neutralidade contra ameaças aéreas”.
Os M-346 serão sediados na Base Aérea de Hörsching, perto de Linz, provavelmente em uma nova unidade. O M346FA Master é um jato subsônico biposto com capacidade de emprego ar-ar e ar-solo. Ele será usado para treinamento de pilotos, apoio a forças terrestres e operações de defesa aérea.
@CAS