O adeus ao Cel Av Ernani Ferraz d’Almeida. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de dezembro, o Coronel Aviador Reformado Ernani Ferraz d’Almeida, aos 95 anos. A cerimônia religiosa foi realizada às 15h deste dia 27/12, no Crematório Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro–RJ.
Nascido em Porto Murtinho–MS em 4 de agosto de 1929, o Coronel Ernani ingressou na Força Aérea em 1949, saindo Aspirante em 12 de dezembro de 1951. Piloto de Caça, ele chegou a Canoas em 1954 para fazer o curso na aeronave P-40. Porém, voou poucas horas — cerca de 30 no Warhawk, pois um acidente fatal em 9 de maio daquele ano, encerrou a carreira do caça americano na FAB. Ele passou a voar o Gloster Meteor, servindo em Canoas, junto do Esquadrão Pampa, até 1960.
Quando Major, o Ernani comandou o 1º/14º GAV entre 1º de julho de 1966 a 6 de janeiro de 1969, quando passou o comando interinamento ao Major Ronald Eduardo Jaeckel. Como 12º Comandante do Esquadrão Pampa, esteve a frente de dois fatos históricos. O primeiro a despedida dos Gloster F-8 e TF-7 Meteor. Ele liderou a Esquadrilha Pampa Azul que decolou no dia 30 de outubro de 1966 para Santa Cruz, com escala e pernoite em Florianópolis, chegando no dia seguinte a BASC. Era o fim da era Gloster em Canoas.
A segunda foi a implantação dos Lockheed AT-33A-20-LO em Canoas. Sob sua liderança foi feito todo o processo de implantação, treinamento no 1º/4º GAV em Fortaleza–CE e translado das aeronaves. No dia 23 de fevereiro de 1967 ele liderou a primeira esquadrilha de quatro aeronave, que veio em voo desde o então Parque de Aeronáutica de Recife (PARF) até Canoas. Foi no seu comando e com os AT-33 que ele criou uma marca registrada. A faixa azul com as cinco estrelas do cruzeiro do sul sobrepostas, sendo marca registrada do Pampa até hoje. Como ele dizia, “o azul é da cor do céu de maio de Porto Alegre”.
Serviu no Galeão junto ao Comando de Transporte Aérea (COMTA) e foi adido Militar na Bolívia, indo para a reserva no início dos anos 1980, tendo voado as seguintes aeronaves: Fairchild PT-19, North American T-6, Republic P-47D, Custiss P-40K/M/N, Gloster Meteor TF-7 e F-8, Beechcraft C-45, Douglas C-47A/B e Douglas C-54.
Ao Pampa Zero-Uno Cel Ref Ernani Ferraz d’Almeida, o nosso eterno Adelphi!
@CAS