Coreia do Norte está se preparando para enviar mais tropas e armas para a Rússia. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (South Korea’s Joint Chiefs of Staff — SK JCS) disse na segunda-feira, 23/12, que há indícios de que a Coreia do Norte está se preparando para enviar mais tropas e armas para apoiar o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia.
As armas adicionais que estão sendo preparadas incluem drones suicidas, lançadores de foguetes de 240 mm e artilharia autopropulsada de 170 mm, informaram os militares sul-coreanos.
A Coreia do Norte também já enviou cerca de 12.000 soldados para a Rússia, conforme a Coreia do Sul, os Estados Unidos e a Ucrânia. O SK JCS confirmou que pelo menos 1.100 norte-coreanos foram mortos ou feridos.
O exército ucraniano também se manifestou no dia 23/12, informando que abateu 47 drones que as forças russas lançaram em ataques durante a noite contra diversas áreas do país. A força aérea ucraniana disse que a Rússia usou um total de 72 drones em sua última rodada de ataques aéreos diários.
As defesas aéreas ucranianas abateram drones sobre as regiões de Cherkasy, Chernihiv, Kharkiv, Khmelnytskyi, Kiev, Odesa, Poltava, Sumy e Zhytomyr, disseram os militares.
O governador de Khmelnytskyi, Serhii Tiurin, postou no Telegram que os ataques de drones danificaram uma empresa e algumas casas, além de ferir uma pessoa. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou em 24/12 que destruiu um drone aéreo ucraniano sobre a região de Bryansk, localizada ao longo da fronteira entre Rússia e Ucrânia. Não houve relatos de danos ou vítimas neste ataque.
@CAS