Espanha e Turquia firmam acordo envolvendo o supersônico TAI Hürjet. O Ministério da Defesa da Espanha (MoD) e o Escritório das Indústrias de Defesa da Turquia assinaram em 20 de dezembro um Memorando de Entendimento (MOU) envolvendo acordos bilaterais sobre a aeronave de treinamento avançado “Hürjet” fabricado pela Turkish Aerospace (TAI).
Há algumas semanas, o supersônico Hürjet foi avaliado pela Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE) na Base Aérea de Torrejón, visando a futura substituição da sua envelhecida frota de caças CASA/Northrop SF-5M Freedom Fighter. A mídia turca vinculou esta avaliação com uma possível negociação envolvendo a compra dos Hürjets pela Espanha e a transferência de até seis Airbus A400M para a Força Aérea Turca.
Atualmente o EdAE possui em operação 19 caças SF-5M adquiridos no final da década de 1960 e modernizados em 2008. Eles são usados no treinamento avançado dos pilotos de caça de primeira linha como o F-18 e o Eurofighter Typhoon. Embora atualizados há alguns anos, as células dos SF-5 estão chegando ao fim da vida útil, com aposentadoria planejada para o final desta década.
Além do Hürjet, o MoD espanhol avalia outras opções para substituir os Freedom Fighter, incluindo o Boeing/Saab T-7A Red Hawk, o Leonardo M-346 Master e o sul-coreano KAI T-50. A parceria com a TAI representaria uma oportunidade para a indústria de defesa espanhola revitalizar sua participação no segmento de jatos de treinamento avançado.
“Esta colaboração tem o potencial de melhorar as capacidades aeroespaciais da Espanha e fortalecer os laços com a Turquia. Se o acordo progredir, marcará um retorno significativo no desenvolvimento de jatos de treinamento desde o C-101 Aviojet na década de 1970″, disse um porta-voz do MoD espanhol.
TAI Hürjet
Lançado em 2017, o Hürjet é um jato de treinamento supersônico de nova geração que também pode ser empregado em missão de ataque leve. Seu primeiro voo aconteceu em 25 de abril de 2023, e em julho deste ano a TAI (também conhecida como TUSAS) anunciou que o Hurjet completou com sucesso sua 79ª surtida de testes, quando atingiu uma velocidade de Mach 0,9 e altitude de 30.000 pés. O segundo protótipo voou em 12 de novembro.
Medindo 13,6 metros de comprimento, 9,5 m de largura e 5,1 m de altura, o supersônico Hurjet é equipado com um motor General Electric F4040-GE-102, o mesmo utilizado nos caças F/A-18 Hornet. O jato pode atingir velocidades de até Mach 1,4, tem um alcance de 2.200 km e teto de serviço máximo de 45.000 pés. Quando equipado para missão de combate, o Hurjet pode transportar até 2.720 kg de armas ar-superfície e ar-ar sob as asas.
O TAI Hurjet ainda está em fase de desenvolvimento, e tem a Turquia como único cliente, com uma encomenda de 16 aeronaves, incluindo quatro protótipos. Até a década de 2030, o Hurjet substituirá os antigos T-38M e NF-5A/B 2000 da Força Aérea Turca.
@FFO