P-3ACH Orion chileno faz pouso inédito no continente gelado. No dia 9 de dezembro de 2024, peal primeira vez, uma aeronave da Armada de Chile (ACH) fez um pouso nas profundezas da Antártida, o Continente Gelado.
O Lockheed P-3ACH Orion 407 (c/n 5097) foi a aeronave escolhida para a missão inédita, parte da Campaña Antártica Hielo V (Campanha Antártica Gelo V). Ele pertence ao Grupo de Exploração Aeromarítima (VP-1) da Aviação Naval, localizado na Base Aeronaval Concón. Foram necessários seis meses de preparação para chegar ao ponto mais meridional onde o Chile atualmente está presente — Latitude 80° sul.
Sábado, dia 7, foi um dia histórico para a ACH. Após cinco horas de voo, a aeronave P-3ACH pousou na Estação Científica Polar Conjunta “Union Glacier”, localizada na latitude 80° sul, em Ellsworth Land, acima do Território Antártico Chileno.
A chegada do avião foi um marco na Marinha, ao ser a primeira vez que um meio aeronaval chegou a este local. O sucesso da missão fez parte da Campanha Antártica “Ice V”, trabalho realizado entre a Marinha do Chile e o Centro de Estudos Científicos (CEC), que visa principal medir a espessura das plataformas de gelo da Antártida Chilena. Território para conhecer o estado atual destes e registar o impacto das alterações climáticas na área.
O Comandante da aeronave, Capitão Cristóbal Rodríguez, garantiu que “os desafios foram múltiplos (…) é uma campanha não isenta de riscos, mas graças ao planejamento os riscos foram mitigados para decolar de Punta Arenas, pousar no Glaciar Union e retorne com segurança após 18 horas de operação contínua.”
O pouso no Glaciar Unión “representa uma nova capacidade que nos permite operar com essas aeronaves nas profundezas da Antártida, algo nunca feito antes. Abre uma nova possibilidade de apoiar operações científicas com maior raio de ação, além de reforçar a presença e a conexão que a Marinha do Chile mantém com o continente branco”, comentou o Comandante da Aviação Naval, Contra-Almirante Ricardo Chiffelle.
O CEC e a Marinha colaboram há mais de 20 anos para desenvolver pesquisas na Antártica. Este ano, já foram realizados dois voos de medição nas plataformas de gelo do Continente Branco. A primeira foi na quinta-feira, 5 de dezembro, e a segunda, no dia 7, estão previstas mais duas implantações neste mês. Durante seu trânsito para a geleira Union, a equipe do CEC realizou medições científicas nas geleiras de Minnesota, Union e na plataforma de gelo Ronne.
O P-3 Orion chegou a ACH em 1993, O VP-1 cumpre como principais tarefas patrulha marítima, reconhecimento, guerra anti-superfície e anti-submarina. Ao mesmo tempo, realiza tarefas de busca e salvamento (SAR), transporte logístico e capacidade para realizar evacuações aeromédicas.
O para a Campaña Antártica Hielo V, o P-3ACH 407 foi equipado com tecnologia desenvolvida pela CEC, composta por um radar que determina a espessura do gelo (transmissor e receptor; uma antena de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e duas antenas de radar), além de um sistema LiDAR para o levantamento da topografia, que inclui um scanner a laser, um receptor Global Navigation Satellite (GNSS), uma câmera e um computador.
O avião também conta com sistema optrônico FLIR, ou seja, uma câmera que capta imagens e vídeos com filtros infravermelhos e termográficos de alta definição; É usado em Operações de Fiscalização da Pesca Oceânica (OFPO) para identificar embarcações. Nos anos anteriores, tem sido especialmente útil na detecção de focos de incêndio na Zona Centro-Sul do país.
@CAS