Itália adquire mais 24 Eurofighter Typhoon. A Itália informou que fechou a compra de até 24 Typhoon com o consórcio Eurofighter na data de hoje, 23/12. Um belo presente de Natal para a Aeronautica Militare Italiana (AMI).
O Parlamento Italiano já havia aprovado, em 17/12, um acordo de EUR 7,47 bilhões para adquirir 24 jatos Eurofighter Typhoon para a Aeronautica Militare Italiana (AMI) ou Força Aérea Italiana. Após a aprovação do Parlamento, a compra foi ratificada em 23/12, selando um novo contrato entre o consórcio Eurofighter e o Governo Italiano. As entregas devem começar em 2026.
Essa medida faz parte de um plano para substituir 26 aeronaves (Tranche 1) que devem ser desativadas a partir de 2028. A decisão segue um decreto emitido pelo governo italiano em julho de 2024, que delineou sua intenção de modernizar sua frota aérea com a aeronave de caça multifunção avançada.
A aquisição é um desenvolvimento significativo para o consórcio Eurofighter, uma colaboração entre a BAE Systems, Airbus, Leonardo e a espanhola Indra Sistemas. O acordo inclui não apenas os jatos em si, mas também suporte logístico, garantindo prontidão operacional para a Força Aérea Italiana.
Giancarlo Mezzanatto, CEO da Eurofighter, comentou: “Nos últimos sete dias, vimos duas das quatro Nações Centrais do Eurofighter assinarem novos pedidos de contrato, com um desejo claro de modernizar suas Forças Aéreas e confirmando o papel crucial que atribuem às nossas aeronaves.”
Junto com a compra de 25 Eurofighter para a Espanha, anunciada semana passada, esses contratos reforçam a posição do Eurofighter como o maior programa de defesa da Europa, garantindo capacidades avançadas e segurança de longo prazo para as nações parceiras.
@CAS