Pilotos do Su-57 receberão capacete de última geração. Em um salto ousado para a aviação militar russa, os pilotos do caça Sukhoi Su-57 Felon de 5a geração em breve serão equipados com capacetes de última geração.
Anunciados por Dmitry Korzinin, chefe do departamento de sistemas ópticos e eletrônicos da Sukhoi, os novos capacetes estão prontos para revolucionar a maneira como os pilotos interagem com seus sistemas de armas.
Feito sob medida especificamente para o Su-57, o capacete integra dados de combate em tempo real, oferecendo informações cruciais sobre altitude, velocidade, mira e até mesmo as coordenadas precisas de ameaças. O conceito é muito similar ao já usado por pilotos ocidentais. A tecnologia inovadora visa simplificar o processo de tomada de decisão, permitindo que os pilotos tomem decisões em frações de segundo sobre atirar ou segurar o fogo.
Um dos recursos mais avançados do capacete é sua compatibilidade com mísseis guiados por infravermelho. Uma vez que um alvo é travado, o visor do capacete é atualizado instantaneamente, mostrando se as condições são adequadas para o lançamento. Caso contrário, o piloto pode ajustar sua postura e posição de mira, garantindo maior controle sobre a situação.
Com peso inferior a 2 kg, o capacete passou por testes rigorosos, incluindo simulações aerodinâmicas e de estresse, projetados para imitar as condições extremas que os pilotos vivenciam durante o combate.
À medida que a tecnologia passa por testes reais nos céus, atualizações futuras permitirão que informações cruciais de voo e armas sejam projetadas diretamente na viseira do capacete, melhorando ainda mais a consciência situacional. À medida que o Su-57 continua a evoluir, este capacete está prestes a mudar o jogo para os pilotos russos, trazendo novos níveis de precisão e segurança ao caça mais avançado do mundo.
Sem dúvida, o novo capacete do Su-57 é um avanço tecnológico, mas é verdade que a Sukhoi está ficando para trás de seus concorrentes, o F-22 e o F-35, dois dos jatos de caça mais avançados do mundo, que são equipados com sistemas de exibição montados no capacete de última geração que ultrapassam os limites do combate aéreo moderno. O Helmet-Mounted Cueing System (HMCS) do F-22 Raptor fornece aos pilotos uma vantagem que muda o jogo em combate. Com esse sistema, os pilotos podem mirar e engajar inimigos sem precisar tirar os olhos do campo de batalha.
No F-22, o HMCS integra-se perfeitamente com os sensores e armas da aeronave, oferecendo dados de navegação e direcionamento em tempo real diretamente no visor do piloto. Isso dá ao piloto total consciência situacional, transformando todo o cockpit em uma extensão da mente do piloto e dando a ele uma vantagem em combate onde cada segundo conta.
O Helmet-Mounted Display System (HMDS) do F-35 ou F-35 Gen III da Collins Aerospace leva as coisas para o próximo nível. O sistema fornece uma visão completa de 360 graus do campo de batalha, sobrepondo dados dos sensores avançados da aeronave diretamente no visor do piloto. O resultado? Os pilotos podem “ver através” do avião, visualizando ameaças em todas as direções — sem nunca precisar olhar para os displays tradicionais do cockpit.
O HMDS Gen III do F-35 integra sistemas de radar, infravermelho e câmera em um único display unificado, permitindo que os pilotos detectem e engajem alvos com incrível precisão. O sistema também fornece dados em tempo real sobre o desempenho da aeronave, posição das armas e outras métricas críticas — permitindo que os pilotos tomem decisões instantâneas em situações de alta pressão.
O anúncio recente de um novo capacete de piloto é apenas o mais recente de uma série de atualizações que visam tornar o Su-57 uma força formidável no combate aéreo moderno. O capacete fornecerá aos pilotos dados cruciais em tempo real, aprimorando a tomada de decisões no calor da batalha e melhorando a já impressionante manobrabilidade e eficácia do jato. Este desenvolvimento ressalta a determinação da Rússia em competir com o Ocidente na corrida armamentista de alta tecnologia de jatos de combate de última geração.
@CAS