FAB forma 92 novos pilotos de combate. A Força Aérea Brasileira (FAB), realizou nos dias 16 e 17 de dezembro, na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte, as solenidades de encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) 2024. O evento celebrou a formação de 92 novos aviadores de combate da Turma Orthrus.
Entre os formandos, estão 12 aviadores de Aviação de Asas Rotativas; 17 de Aviação de Caça; 10 de Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR); e 53 de Aviação de Transporte. No total, ao longo deste ano esses novos aviadores somaram aproximadamente 9.000 horas de voo, além de instruções práticas e teóricas.
No dia 16/12, a cerimônia de diplomação reuniu autoridades civis e militares e destacou a conclusão de uma jornada intensa e desafiadora. Em seguida, foi realizado um culto ecumênico, promovendo um momento de espiritualidade e reflexão em agradecimento pelo êxito alcançado ao longo do ano.
Foi realizada, ainda, a premiação dos cursos de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA), na Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR), na Aviação de Transporte (CEO-TR) e na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), que reconheceu o empenho e a excelência dos instrutores e estagiários que mais se destacaram no PESOP 2024. Entre os prêmios, foi entregue o Troféu COMPREP, que simbolizou o reconhecimento máximo aos primeiros colocados de cada curso, destacando o esforço e a dedicação dos formandos. À noite, foi apresentada a tradicional Ópera do Danilo, que conta a saga heroica do Tenente Danilo Moura, símbolo de espírito de bravura e superação da FAB durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 17/12, a programação contou com diversas palestras importantes, que tiveram como objetivo incentivar os formandos a honrarem o compromisso com suas aviações. Em seguida, foi realizada a solenidade militar de encerramento, presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira; e o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.
Em seu discurso, o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Rezende, destacou o valor histórico da FAB, relembrando a bravura dos pioneiros, que escreveram páginas gloriosas da aviação militar, e reforçou a responsabilidade dos novos pilotos de combate na defesa e na integração do território nacional. “Formandos, vocês levarão em suas asas a esperança, a presença do Estado e a confiança de 212 milhões de brasileiros, que acreditam na Força Aérea para defender os céus e integrar nosso vasto território nacional”, pontuou.
Durante a cerimônia, também foram entregues as honrarias de Instrutor e Estagiário Padrão 2024, em reconhecimento ao empenho e à excelência dos instrutores e estagiários que mais se destacaram durante o Programa. Além das premiações, os estagiários receberam os distintivos de suas respectivas aviações e prestaram o juramento do Piloto de Combate.
A solenidade foi finalizada com o tradicional grito de guerra da Turma Orthrus: “Que por vencidos, jamais nos conheçam!”. Os novos pilotos de combate, agora prontos para defender a soberania nacional, seguirão para suas unidades em todo o país, levando consigo o conhecimento adquirido e os valores fundamentais que sustentam a Força Aérea Brasileira.
Premiações
O prêmio Instrutor Padrão 2024 foi entregue ao Capitão Aviador Nathan de Souza Oliveira, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião; ao Capitão Aviador Bruno Mendes Martins, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba; e ao Tenente Aviador Kaio de Carvalho Pereira, do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker.
“Tudo o que falamos e fazemos impacta diretamente na vida desses jovens pilotos. É uma responsabilidade imensa, mas também uma honra sem tamanho”, destacou o Capitão Aviador Natan.
O prêmio Estagiário Padrão 2024 foi entregue ao Tenente Aviador Matheus Coelho Salomão, do Esquadrão Gavião; ao Tenente Aviador João Vitor Montes Melo, do Esquadrão Rumba; e ao Tenente Aviador Adenilso Marcos Rosalem Junior, do Esquadrão Joker.
Fonte: FAB
@FFO