Força Aérea Argelina recebeu o segundo Beriev Be-200ES. A Força Aérea Argelina (FAA) recebeu em 15 de dezembro, o segundo avião anfíbio Beriev Be-200ES. Produzido no Complexo Industrial da Fábrica de Aviação de Taganrog (TANTK), na Rússia, a aeronave, matrícula 7T-VPW, pousou na Base Aérea de Boufarik, norte da Argélia.
Após uma forte onda de incêndios florestais que assolou todo País em 2021, o Ministério da Defesa argelino anunciou a encomenda de quatro aviões bombeiros Beriev Be-200ES, com opção de compra de outras quatro unidades. A primeira aeronave, matrícula VT-VPV, foi recebida em dezembro de 2022.
Desenvolvido principalmente para operações de combate à incêndios florestais, o avião anfíbio Beriev Be-200 tem capacidade para lançar até 13.000 litros de água ou líquido retardante. O jato pode ser recarregado no mar, em fontes de água doce, ou por equipes no solo. Com 1.700 km de autonomia, o Be-200 também pode realizar missões de patrulha marítima, busca e resgate, transporte de passageiros (64 pessoas) e até oito toneladas de equipamentos ou carga.
@FFO