Portugal aprova compra de doze Embraer A-29N Super Tucano. O Governo de Portugal investirá cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves Embraer A-29N Super Tucano, simulador de voo e suporte técnico. Anunciado na na quinta-feira (12), o negócio foi aprovado pelo Conselho de Ministros e envolverá a transferência de tecnologia para a indústria nacional portuguesa.
Em julho, o governo sinalizou positivamente sobre o avanço do negócio com a fabricante brasileira. O projeto vai envolver fortemente a indústria de tecnologia portuguesa, tendo em vista que essa versão do Super Tucano terá uma configuração especial nos padrões da OTAN.
O processo será semelhante ao investimento feito com as aeronaves Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP), as quais também integram modificações para se adequar aos requisitos da OTAN, Nações Unidas e União Europeia. As modificações são certificadas pela Autoridade Aeronáutica Nacional Portuguesa e adequadas para todos países membros dessas Alianças.
Em 2019, Portugal adquiriu cinco aeronaves de transporte multimissão Embraer KC-390 e um simulador pelo valor de 850 milhões de euros. Duas aeronaves já foram recebidas pela FAP que irá aposentar seus envelhecidos C-130H Hércules.
Embraer A-29N Super Tucano padrão OTAN
Apresentado pela Embraer na feira LAAD Defence & Security 2023, o A-29N Super Tucano é uma versão destinada para os países membros da OTAN. Foi desenvolvido a partir do seu consagrado avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado.
O A-29N conta com equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da Aliança, tais como novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações. Entre as possibilidades de emprego da aeronave, estão as missões de treinamento JTAC (Joint Terminal Attack Controller) da OTAN.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a versão atual do A-29 Super Tucano – da qual derivou o A-29N – já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo. Desenvolvido para ser uma aeronave robusta, extremamente versátil, com baixo custo operacional e de alta disponibilidade, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, o Super Tucano pode operar a partir de pistas não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico.
@FFO