Primeiro 757 Excalibur realizou seu voo inaugural no Reino Unido. O primeiro Boeing 757 modificado sob o projeto “Excalibur” realizou com sucesso o seu voo inaugural em 09 de dezembro no Reino Unido. A informação foi divulgada pela Leonardo, 2Excel e Ministério da Defesa do Reino Unido, responsáveis pela conversão da aeronave comercial em plataforma de testes em voo (FTA) do projeto Future Combat Air System (FCAS) Tempest do Reino Unido.
A primeira fase de modificação incluiu a instalação de pods na lateral e parte inferior da fuselagem do 757 para instalação de sensores dos sistemas de Sensoriamento Integrado e Efeitos Não-cinéticos (ISANKE) e Sistemas de Comunicações Integradas (ICS) que Leonardo e seus parceiros internacionais estão desenvolvendo como parte do GCAP (Global Combat Air Program).
O voo de testes serviu inicialmente para observar o comportamento aerodinâmico da aeronave com as alterações estruturais. “A conclusão bem-sucedida desta fase demonstra a forte parceria entre Leonardo, 2Excel e o Ministério da Defesa”, disseram as empresas em uma declaração conjunta.
A próxima etapa de modificação do Excalibur será a instalação de um radome de caça no nariz do 757 que servirá para acomodar o radar para testes em voo. Essa modificação será realizada pela Qinetiq nas suas instalações de Boscombe Down em Wiltshire.
A Leonardo, é um dos fundadores projeto FCAS, adquiriu dois Boeing 757-200 civis para convertê-los em plataformas FTA Excalibur. Além de apoiar o desenvolvimento do FCAS Tempest, o FTA Excalibur também servirá como plataforma de testes em voo para projetos de aprimoramentos de capacidade dos atuais caças Eurofighter Typhoon e Lockheed Martin F-35B Lightning da Royal Air Force e da Royal Navy.
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