KC-390 da FAP participa de inédito lançamento de Forças Especiais portuguesas em alto mar. As Forças Armadas de Portugal realizaram em 10 de dezembro uma inédita operação conjunta de infiltração de Forças Especiais lançadas em ambiente marítimo utilizando paraquedas de abertura manual. A operação contou com o apoio de um KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que realizou o lançamento dos militares juntamente com uma embarcação semi-rígida do Destacamento de Ações Especiais (DAE) da Marinha Portuguesa.
O KC-390 FAP 26901 realizou o lançamento aéreo das equipagens do DAE a cerca de 10 milhas náuticas (16 km) da costa de Sines, sul de Portugal, onde já estava posicionado o Navio Patrulha Oceânico NRP Sines (P362). As Forças Especiais foram resgatadas por um grupo de botes da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) dos Fuzileiros Navais Portugueses e de paraquedistas da Companhia de Precursores Aeroterrestres (CPrecs) do Batalhão Operacional Aeroterrestre (BOAT) do Exército Português.
Foi a primeira vez que a Marinha Portuguesa projetou Forças Especiais no mar utilizando paraquedas de abertura manual. Antes dessa missão, no mês de setembro, paraquedistas do DAE e do CPrecs realizaram uma campanha de treinamento de Saltos de Abertura Manual (SAM) em grandes altitudes objetivando a operação marítima. Na ocasião eles tiveram apoio de um Super Lynx MK95A do Esquadrão de Helicópteros da Marinha Portuguesa (saiba mais).
@FFO