Frota V-22 Osprey está novamente com operações suspensas. O Departamento de Defesa dos EUA novamente ordenou a suspensão temporária nas operações de todos os V-22 Ospreys. O motivo foi a pane em uma aeronave ocorrida no mês passado na Base Aérea de Cannon, Novo México, onde técnicos encontram peças de metal com fadiga em um dos seus motores.
O incidente em Cannon AFB aconteceu no dia 20 de novembro passado, e foi semelhante ao acidente fatal com um V-22 no Japão há pouco mais de um ano, onde oito militares morreram. A suspensão de todas operações dos Osprey foi recomendada para toda a frota da Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e da USAF.
Única aeronave tiltrotor militar em serviço no mundo, os V-22 tem sofrido frequentes acidentes e incidentes que deixaram a frota paralisada em diversas ocasiões. O acidente do Japão em novembro de 2023, afetou as operações dos Osprey por vários meses, até que a investigação apontou que os pilotos ignoraram um alarme de motor e não pousaram quando havia tempo.
De acordo com uma reportagem da Associated Press, os problemas de segurança do Osprey pioraram nos últimos cinco anos, com peças apresentando desgastes prematuros. O acidente do ano passado no Japão teve como causa inicial desgate de algumas engrenagens do motor que acabaram se quebrando em voo. O recente fato no Novo México foi semelhante ao do Japão e os pilotos agiram rapidamente para pousar, o que foi feito com um dos motores parado.
A Boeing e a Bell iniciaram o desenvolvimento do V-22 Osprey na década de 1980. A aeronave completou seu primeiro voo em 1989, mas só entrou em serviço em junho de 2007. Nesse período, 64 pessoas morreram e outras 93 ficaram feridas em acidentes.
Fonte: AirDataNews
@FFO