EPCAR e Correios lançam selo comemorativo. Visando celebrar o 75º aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi realizado, no dia 12/12, o lançamento de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo.
Produzidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as peças foram criadas exclusivamente para marcar essa ocasião especial. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ex-Comandante da Aeronáutica (2019–2021), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira. Também participaram do evento Oficiais da FAB, além de professores e alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).
A cerimônia iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida pelo ato de obliteração do selo, conduzido pela Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira. “Hoje, celebramos a trajetória de uma Instituição fundamental para a formação de tantos jovens na Força Aérea Brasileira, promovendo valores como patriotismo e disciplina. Nesses mais de 360 anos de história, os Correios têm eternizado, por meio da filatelia, os fatos marcantes do Brasil, de sua cultura e de instituições como a EPCAR. Parabéns pelos 75 anos de excelência educacional”, destacou.
A arte do selo personalizado, uma peça filatélica com valor de porte real, foi criado pelo Coronel Intendente Alexandre Werneck Pfaltzgraff. Além de possibilitar a postagem de correspondências, o selo também divulga a imagem da EPCAR ao redor do mundo e serve como peça de coleção, eternizando a celebração.
“Agradeço à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por permitir a perpetuação da imagem da nascente do Poder Aéreo. Encerramos as comemorações dos 75 anos da EPCAR reafirmando nosso compromisso com os valores, a ética e os princípios que norteiam a formação dos nossos alunos”, ressaltou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz.
O carimbo comemorativo, após 30 dias de uso na agência dos Correios, será incorporado ao acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília–DF, como registro histórico e fonte de pesquisa.
Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos Edição: Agência Força Aérea, Tenente Mônica Lopes.
@CAS