Rússia deve transferir caças Su-27 e MiG-29 para Coreia do Norte. A Rússia teria concordado em transferir caças MiG-29 e Su-27 para a Coreia do Norte em troca do envio de soldados para ajudar na operação militar de invasão da Ucrânia. A informação foi confirmada em 07 de dezembro pelo principal Oficial das Forças Armadas dos EUA na Região do Pacífico.
O Almirante Samuel Paparo, Comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA (INDOPACOM), disse durante o Fórum de Defesa Nacional Reagan em Simi Valley, na Califórnia, que a Coreia do Norte ofereceu soldados à Rússia que os aceitou.
Estima-se que entre 10 e 12 mil soldados norte-coreanos foram enviados para extremo oeste russo, no Oblast de Kursk.“Os militares norte-coreanos não estão nos frontes de combate ativos, mas foram implantados em zonas de conflito”, disse Paparo.
O Almirante Paparo ainda disse que além dos jatos de combate, a Coreia do Norte provavelmente quer outros materiais militares em troca da “mão-de-obra” especializada. Esse material pode incluir tecnologias de mísseis balísticos, veículos de reentrada, submarinos e sistemas de defesas aéreas.
Quanto aos MiG-29 “Fulcrum” e Su-27 “Flanker”, Paparo julga que apesar de serem aeronaves de combate e distantes da moderna tecnologia dos avançados caças de quinta geração, eles ainda são “formidáveis” nas mãos da Força Aérea da Coreia do Norte.
Fonte: Aviation Week
@FFO