Saab 340 da Força Aérea Argentina realiza primeira missão operacional na Antártida. A Força Aérea Argentina (FAA) utilizou um bimotor Saab 340 para transportar pesquisadores até a Antártida. O voo ocorreu em 04 de dezembro e marcou a primeira missão operacional do Saab 340 no contingente gelado, após os primeiros testes operacionais realizados no início deste ano.
A operação começou no dia anterior (03/12), quando os pesquisadores viajaram em um Fokker 28 da FAA da Base Aérea de El Palomar para Río Gallegos. Na manhã seguinte o grupo embarcou no Saab 340, matrícula T-33, do VI Esquadrão Aéreo da IX Brigada Aérea, para seguir até Ushuaia, última parada antes de voarem até a Base Antártica Chilena Presidente Eduardo Frei, localizada na Baía de Fildes. O destino final do grupo foi a Base Antártica Argentina Carlini, para onde seguiram a bordo do aviso ARA Puerto Argentino.
A tripulação do histórico voo do T-33 foi composta pelo Capitão Matías Almeida (Comandante da Aeronave), Capitão Maximiliano Gatica (Primeiro-Oficial), Suboficial Adjunto Ricardo Villafañe (Inspetor de Aeronaves), Suboficial Auxiliar Gabriel Gallardo (Inspetor de Avionica), Cabo Sênior Nahuel Ortega (Operador Cargas) e o Mestre Cabo Jonathan Heredia (Mecânico de Bbordo).
O início das operações logísticas com o Saab 340 na Antártida alivia a pressão sobre a frota de C-130H Hércules da FAA, até então a única aeronave certificada para operações no continente gelado.
@FFO