Primeiro F-16 da FAA está a caminho da Argentina. O primeiro F-16B Bloco 10 argentino iniciou a viagem da Dinamarca para a Argentina nesta quarta-feira (04). De acordo com o Ministério da Defesa, o supersônico está sendo transportado por um C-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA), que pousará nas próximas horas na VI Brigada Aérea de Tandil, província de Buenos Aires.
O C-130H matrícula TC-66 “Polo Sur” da I Brigada Aérea El Palomar chegou no dia 1º de dezembro na Base Aérea de Aalborg, na Dinamarca, com o objetivo de buscar o F-16B. Conforme noticiamos, esta célula não operacional do caça servirá para treinamento e familiarização de pilotos e técnicos argentinos. O voo “FAG 033” decolou de Aalborg na manhã de hoje (04) e deverá realizar pelo menos uma escala técnica antes de pousar em Tandil.
Desde o final de outubro militares da FAA estão em Aalborg, onde fica o Departamento de Manutenção de Defesa da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF). Eles estavam preparando o material que seria enviado para a Argentina. O C-130H trás a célula da aeronave e alguns componentes, enquanto outra parte da carga seguirá por via marítima para a Argentina.
Em abril deste ano, o governo argentino assinou a compra de 24 caças F-16AM/BM Bloco 15 da Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) pelo valor aproximado de US$ 338 milhões. O negócio envolve além dos 24 caças operacionais (16 F-16AM monopostos e oito F-16BM bipostos), uma célula de F-16 Bloco 10 desmontada para treinamento técnico, oito motores sobressalentes, pods designador de alvos e de reconhecimento, sistemas de guerra eletrônica, capacetes JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System), ferramentas, peças de reposição, treinamento de pessoal e demais equipamentos associados.
O planejamento prevê que até dezembro de 2024 seja entregue a célula do F-16 Bloco 10 para treinamento. Em dezembro de 2025 virão seis caças (dois F-16AM e quatro F-16BM); em 2027 mais dois F-16AM e quatro F-16BM e; em 2028 os seis F-16AM restantes.
@FFO