Safran trabalha na versão aprimorada do motor que irá equipar o futuro Rafale F5. A Safran Aircraft Engines está trabalhando em uma versão mais potente do motor M88, que irá equipar a futura versão F5 do caça multifuncional Dassault Rafale, prevista para entrar em operação a partir de 2030. A informação foi confirmada por Frank Giletti, vice-presidente da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional Francesa.
O Rafale F5 irá incorporar importantes avanços tecnológicos, especialmente nos sistemas de detecção, comunicação e processamento de dados. Para sustentar essas inovações, os motores turbofan M88 do caça também deverão ser atualizados, principalmente na questão da capacidade de geração de energia elétrica.
Em resposta a esta necessidade, a Safran ativou o programa T-REX para desenvolver uma versão melhorada do M88 que deverá atingir 90 kN de empuxo. Este aumento de potência é essencial para manter a capacidade futura do Rafale F5, especialmente devido aos atrasos no programa do caça de sexta geração FCAS .
Os motores M88 sustentam todas as versões anteriores do Rafale, incluindo a F1, F2 e F3. No entanto, os novos requisitos operacionais da futura versão F5, que incluem aumento na carga útil e maiores exigências de energia eléctrica, excederam as capacidades atuais do motor. Apesar de todas melhorias significativas que recebeu ao longo dos anos, como redução do consumo de combustível e manutenção otimizada , a potência do M88 não evoluiu no mesmo ritmo que as demandas da aeronave.
Esta questão se tornou crucial para o Rafale F5, cuja capacidade de carga útil ultrapassa duas toneladas, enquanto o motor M88 mantém a mesma potência desde a sua primeira versão. Este descompasso se tornou um desafio para garantir que o Rafale continue competitivo contra os caças da nova geração.
Aumentar a potência do motor M88 implica em desafios técnicos significativos. Numa primeira fase, o empuxo será aumentado de 75 kN para 81 kN, sem a necessidade de modificar o design das entradas de ar da aeronave. Com isso seria possível otimizar o desempenho do caça sem alterações estruturais significativas, mantendo também a sua reduzida assinatura de radar frontal.
Para que o M88 alcance as 9 toneladas de empuxo com pós-combustão, um aumento de 20% em relação à versão atual, o motor necessariamente aumentará em volume e peso. Com isso, o novo Rafale F5 deverá ter componentes estruturais redesenhados para acomodar adequadamente os futuros motores.
Atualmente a Safran e a Direção Geral de Armamentos do governo francês (DGA) negociam o projeto da nova versão do motor M88 para o programa Rafale F5. Para Franck Saudo, presidente da Safran Electronics & Defense, o programa T-REX é crucial para garantir que o Rafale permaneça competitivo, além de impactar significativamente no desenvolvimento do motor que irá equipar o futuro Sistema de Combate Aéreo de Sexta Geração (FCAS/SCAF), no qual a França, a Alemanha e a Espanha colaboram estreitamente.
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