No último domingo – 23 de agosto, o Governo de Belarus enviou helicópteros Mi-24 para a fronteira com a Lituânia, a fim de interceptar balões com bandeiras de oposição ao presidente Alexander Lukashenko. Um vídeo disponibilizado nas redes sociais, é possível ver uma metralhadora de calibre 12,7 mm montada na torre na lateral de um helicóptero que acompanha um artefato vermelho e branco.
Em nota oficial, o Ministério de Defesa da Belarus informou que enviou alguns helicópteros Mi-24 para a fronteira, para destruir oito balões com bandeiras vermelho e brancas, lançados a partir do território da Lituânia. O fato foi considerado uma violação do espaço aéreo e um ato provocativo na região fronteiriça de Volkovschina Oshmyany, em Belarus.
“Em 23 de agosto de 19h30 a Força Aérea de Defesa impediram uma provocação vinda do lado da República da Lituânia, na região da aldeia Volkovschina, em Oshmyansky. A formação, composta por oito balões de ar com símbolos anti-governamentais, foi lançada do território vizinho. Graças às ações resolutas dos pilotos dos helicópteros Mi-24 das nossas Forças de Defesa Aérea da Belarus, o voo dos balões foi interrompido sem o uso de armas”, afirma o comunicado do Ministério da Defesa Belarrusso.
Cerca de oito balões foram lançados durante a manifestação “Freedom Way”, organizada no último domingo (23) em Vilnius, capital da Lituânia. Cerca de 50.000 pessoas – incluindo o presidente lituano Gitanas Nausėda e outras autoridades – formaram uma corrente humana da capital Vilnius até a fronteira com Belarus, distante aproximadamente 30 quilômetros. O ato foi organizado por ativistas lituanos como protesto contra o atual governo da Belarus e expressar solidariedade aos manifestantes do país vizinho.
Por outro lado, o Ministério de Relações Exteriores da Lituânia informou que os helicópteros militares belarrussos invadiram o espaço aéreo do país. A Ministra das Relações Exteriores da Lituânia, Linas Linkevičius, relatou em entrevista para os os jornais locais que:
“A Belarus violou o espaço aéreo da Lituânia, e diante disto apresentamos uma nota oficial de protesto para o embaixador belarusso”.
De acordo com Linkevičius, o helicóptero militar belarrusso foi avistado por moradores da região de Medininkai, uma cidade lituana perto da fronteira, e que inclusive o controle de trafego aéreo lituano detectou e confirmou a invasão.
O Governo do Presidente Belarusso Alexander Lukashenko, vem sofrendo fortes manifestações internas e externas, para que renuncie ao cargo. No último domingo, dia do incidente na fronteira, centenas de milhares de pessoas se reuniram pelas ruas da capital Minsk, pedindo que o presidente deixe o cargo e anuncie novas eleições.
@FFO