• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Caça Rafale M da Marinha Francesa reabastece em voo Airbus A400 Atlas da Força Aérea

28 de novembro de 2024
Caça Rafale M da Marinha Francesa reabastece em voo Airbus A400 Atlas da Força Aérea (Fotos: DGA/Safran).
Caça Rafale M da Marinha Francesa reabastece em voo Airbus A400 Atlas da Força Aérea (Fotos: DGA/Safran).

Caça Rafale M da Marinha Francesa reabastece em voo Airbus A400 Atlas da Força Aérea. A agência francesa de armamentos, ou Direction Générale de l’Armement (DGA), divulgou curiosas imagens de um caça naval Dassault Rafale M reabastecendo em voo um avião de transporte Airbus A400M Atlas. O motivo dessa operação incomum foi testar o novo pod de reabastecimento em voo NARANG (Nacelle de Ravitaillement Nouvelle Generation).

O NARANG serão empregado pelos Rafales M da Marinha Nacional Francesa em missões de reabastecimento em voo (REVO) quando embarcados no porta-aviões Charles de Gaulle. Eles fornecerão combustível para outros caças, bem como para os futuros Northroph Grumman E-2D Hawkeye de alerta antecipado e controle (AEW&C), comprados pela França.

Os novos E-2D Hawkeye poderão ser reabastecidos em voo, uma capacidade que os atuais E-2C da Marinha Francesa não possuem. Por esse motivo, o teste do pod NARANG envolveu um A400M, que atuou no papel do E-2D como avião receptor. A missão serviu para avaliar as velocidades envolvidas na operação, bem como a estabilidade da mangueira e cesto durante os voos.

“Este teste permitirá verificar se o Rafale poderá operar com segurança o pod na velocidade representativa do E-2D. Se o resultado for positivo, o Rafale M terá a capacidade de reabastecer o Hawkeye quando as reservas de combustível ficarem muito baixas no final de uma missão, uma necessidade primária quando a aeronave está no meio do oceano”, afirmou a DGA.

Pod NARANG

A mais recente versão do caça Rafale F3-R entrou em serviço em março de 2021, trazendo consigo a capacidade REVO, graças ao novo pod NARANG desenvolvido pela Safran. Ele incorporou conhecimentos baseados em sistemas anteriores usados ​pelos antigos jatos de combate Etendard, Super Etendard e Rafale (versão anterior).

De acordo com a Safran, o NARANG tem capacidade de transferir entre 750 e 1.000 litros de combustível por minuto para a aeronave receptora. A versão anterior tinha vazão máxima de 530 l/min. Desta forma, o novo pod reduz consideravelmente o tempo necessário para reabastecimento e, consequentemente, a vulnerabilidade em combate para as aeronaves envolvidas.

A Marinha Francesa certificou o NARANG dois meses antes do lançamento do Rafale F3-R. Desde sua primeira implantação operacional na missão Clemenceau realizada pelo porta-aviões Charles de Gaulle em 2021, o novo pod já acumulou mais de 250 horas de operações. A Safran disse que o NARANG também foi adquirido por clientes de exportação não especificados.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login