Martin-Baker publica agradecimento de piloto da FAB. A empresa britânica e mais famosa fabricante de assentos ejetáveis do mundo — a Martin-Baker, publicou em seu site uma nota de agradecimento do Capitão-Aviador Lucca Minhaqui Azevedo, do 1º GAVCA da Força Aérea Brasileira, por ser salvo ao ejetar de um F-5EM em outubro passado.
O Northrop F-5EM Tiger II FAB 4866 caiu no início da tarde de 22/10, ao decolar da Base Aérea de Natal (BANT), durante uma missão do COMAO Flight 2024, que antecedeu a CRUZEX 2024.
A aeronave, pertencente ao 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), decolou da pista 16R liderando dois elementos (2 F-5EM) com código-rádio Jambock, quando apresentou uma pane de motor (fogo), ficando fora de controle.
O piloto acionou o assento Martin-Baker BR10LF e ejetou em segurança e está bem. O FAB 4866 colidiu com o solo explodindo. Ele caiu perto de uma região de condomínios fechados (Coophab), em Parnamirim, na grande Natal. Um helicóptero H-36 do 1º/8º GAV em alerta SAR foi acionado para resgatar o piloto, que passou por avaliação da equipe médica da BANT, tendo ferimentos leves. Ele foi o piloto 7731 a ter a vida salva por um assento Martin-Baker e ingressou como membro número 6255 do “Clube de Gravatas”.
O primeiro piloto a ser aceito no Clube foi um militar da RAF que ejetou o que era a Rodésia em janeiro de 1957. Desde então, o Clube tem mais de 6.256 membros registrados.
O objetivo principal do Clube é fornecer uma gravata distinta para ser usada com roupas civis, que forneça um sinal visível do vínculo comum dos membros. Cada membro do Clube recebe um certificado, cartão de membro, gravata, broche ou broche para as mulheres. Todos os itens de recordação do Tie Club retratam um sinal de alerta de triângulo vermelho, o símbolo de perigo internacional reconhecido para um assento ejetável.
Nota publicada no site da Martin-Baker (original aqui)
Em 22 de outubro de 2024, ejetei de um F-5M da Força Aérea Brasileira logo após a decolagem durante uma missão de rotina na Base Aérea de Natal. Gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos na Martin–Baker por me permitirem sair da aeronave com segurança em uma emergência. Sempre tive plena confiança de que o assento ejetável funcionaria perfeitamente, se eu precisasse.
Muito obrigado e espero que você continue seu trabalho inestimável de salvar vidas.
@CAS